Sinalização Cora_Divulgação Goiás Turismo

Os primeiros “passos” do Caminho de Cora Coralina começam a sair do papel. Foto: Divulgação Goiás Turismo/Facebook


No último sábado (07/10), o Parque Estadual dos Pirineus (GO) foi o ponto de partida para sinalização do Caminho de Cora Coralina, uma trilha de longo curso que terá extensão total de cerca de 260 Km. Na ação que sinalizou os primeiros 9 Km do percurso, participaram 12 pessoas, dentre as quais estavam servidores da Agência Estadual de Turismo de Goiás, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de voluntários.

O Caminho de Cora Coralina, também chamado de Trilha Missão Cruls, começará no município Corumbá de Goiás e partirá na direção oeste, passando por Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, até chegar no seu destino final, a Cidade de Goiás. O trajeto de 260 Km envolve quatro unidades de conservação estaduais e uma municipal, além de reservas particulares (RPPNs). O Caminho de Cora Coralina está sendo planejado para usufruto de caminhantes e ciclistas.

A marca registrada da sinalização, uma pegada amarela sob o fundo preto — ou invertido, para indicar o sentido contrário — traz o nome “Cora” adaptado aos contornos da pegada. Cora Coralina foi uma poetisa nascida e criada em Goiás, e considerada uma das escritoras mais importantes do Brasil. Sua casa, transformada em museu após sua morte, fica na Cidade de Goiás.

Sinalização Cora_Pedro Menezes_3

Sinalização no Parque Estadual dos Pirineus. Foto: Pedro Menezes


Para tirar do papel esta travessia pelas belezas e histórias do estado goiano, já estão marcadas outras atividades de sinalização. No dia 20/10, está prevista a sinalização de 4 Km dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra Dourada (GO), trecho final do Caminho. A ação será realizada por voluntários do município e estudantes do Instituto Federal de Goiás. De acordo com a Agência de Turismo do Estado, a Goiás Turismo, estão previstas ainda a sinalização de trechos no Parque Estadual da Serra de Jaraguá (GO), com apoio da prefeitura de Jaraguá, voluntários, ciclistas e servidores da SECIMA.

O gerente de Projetos, Produtos e Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo, João Lino, ressaltou que “o Caminho de Cora Coralina é um projeto alinhado com a visão e estratégia do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente para implementação de percursos e trilhas de longo curso. Criamos um grupo de trabalho para envolver os municípios, povoados, unidades de conservação, empresários, sociedade civil, órgãos do governo Federal, Estadual e Municipal, para implementar um produto regional que possa ser realizado na totalidade ou por trechos, por caminhantes, ciclistas e ainda em alguns percursos à cavalo”. João pontuou ainda que o Caminho de Cora Coralina pode se conectar a outras possibilidades de roteiros e trilhas, somando esforços para implementação de um circuito de trilhas de longo curso.

 

 

 

Comentários

comentários