selo-clube

O que é o “Clube de Fotógrafos de Áreas Protegidas”

Além de notícias e verbetes com informações sobre as áreas protegidas brasileiras, o WikiParques também oferece galerias onde qualquer pessoa com acesso à internet pode compartilhar fotos de todas as 12 categorias de Unidades de Conservação do Brasil, de parques a estações ecológicas, áreas de proteção ambiental, ou reservas privadas.

Se você tem uma foto incrível que fez da última vez que visitou um Parque Nacional, ou está planejando conhecer alguma outra área protegida perto da sua casa, veja abaixo como participar do clube.

O clube promoverá um concurso com etapas mensais onde as melhores fotos selecionadas por uma comissão julgadora receberão pontos e prêmios. Os fotógrafos acumularão os pontos recebidos em cada uma das etapas e, no final do ano, o fotógrafo com mais pontos receberá um prêmio. Veja mais abaixo as regras do concurso, da pontuação e da premiação.

btn-enviar-foto



  • Regulamento
  • Os Jurados

Termos e condições

Quem promove o Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015 é o WikiParques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Mais do que premiar, o propósito do concurso é promover o engajamento e o sentimento de comunidade entre os usuários do Wikiparques.

As informações sobre como participar e concorrer aos prêmios estão apresentadas nestes Termos e Condições. Se você está participando do concurso, consideramos que esteja ciente das informações dos Termos e Condições.

Quem pode participar

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer idade. Por uma questão logística é necessário que o fotógrafo tenha um cadastro válido no WikiParques. Funcionários e familiares dos promotores e patrocinadores deste concurso são inelegíveis para a participação.

Quando o concurso será realizado

O concurso será realizado no período de 01 de maio de 2015 até 31 de dezembro de 2015, e dividido em 8 etapas:

Etapa 1 – 1 de maio de 2015 até 31 de maio de 2015
Etapa 2 – 1 de junho de 2015 até 30 de junho de 2015
Etapa 3 – 1 de julho de 2015 até 31 de julho de 2015
Etapa 4 – 1 de agosto de 2015 até 31 de agosto de 2015
Etapa 5 – 1 de setembro de 2015 até 30 de setembro de 2015
Etapa 6 – 1 de outubro de 2015 até 31 de outubro de 2015
Etapa 7 – 1 de novembro de 2015 até 30 de novembro de 2015
Etapa 8 – 1 de dezembro de 2015 até 31 de dezembro de 2015

Quais fotos podem participar

Em cada etapa, cada fotógrafo pode concorrer com até 10 fotos. Estarão inscritas em cada etapa as 10 primeiras fotos que cada participante enviar para o WikiParques.

Para participar do concurso as fotos deve atender os seguintes critérios:

  1. A foto precisa retratar uma área protegida localizada dentro do território brasileiro;
  2. A foto não pode ter sido mandada anteriormente para o WikiParques;
  3. Os campos de informação da foto no WikiParques devem ser preenchidos corretamente: (listar os campos) incluindo o nome da área protegida retratada e uma descrição do local retratado;
  4. A foto não pode exibir assinatura, bordas, datas, endereço de página web ou qualquer artefato inserido artificialmente na foto;
  5. A foto não pode ser de autoria de terceiro, mesmo com autorização do autor;
  6. A foto não pode apresentar manipulações gráficas que distorcem seu contexto real, incluindo máscaras, remoção de fundos e possíveis montagens;

Fique atento, pois fotos que não atenderem a qualquer um desses critérios serão excluídas do concurso, e apenas as 10 primeiras fotos enviadas durante o período de cada etapa estarão concorrendo.

Além disso, o juri considera que:

  • A edição de fotos subtrai pontos no seu julgamento. Entenda-se por edição a alteração de características da imagem original, como saturação ou alteração de cores, brilho, contraste e nitidez. Em outras palavras, manter a naturalidade da imagem é favorável ao seu julgamento.

Para submeter suas fotos, entre em sua conta no WikiParques e utilize a ferramenta de envio localizada no seguinte endereço:

http://www.wikiparques.org/wiki/Form:Fotos

Para se fazer o cadastro no WikiParques é necessário apenas escolher um nome de usuário e senha, mas recomendamos que também seja fornecido um email para que seja possível entrar em contato caso o participante seja o vencedor de alguma das etapas mensais ou do concurso anual. Os concorrentes serão identificados através de seu cadastro no WikiParques. Logo, é importante que o concorrente preencha corretamente seu cadastro, informando seu email. Se o concorrente já tiver uma conta no WikiParques mas não tiver ainda cadastrado um email de contato, é importante que edite seu perfil.

Recomenda-se que as fotos tenham no máximo 3MB para evitar que haja problemas na hora do envio. Arquivos maiores que apresentem problemas de visualização poderão ser reduzidos pela equipe do WikiParques para que não prejudiquem o funcionamento do site.

Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio da foto gerada automaticamente pelo sistema do WikiParques. Não serão aceitas fotos enviadas de nenhuma outra maneira. O WikiParques não se responsabiliza por envios perdidos, fora do prazo ou enviadas ao local errado. Só serão aceitas participações dentro do prazo do concurso.

O WikiParques se reserva o direito de ampliar ou reduzir a duração do concurso, considerando que a mudança da mesma será divulgada na página web www.wikiparques.org. O WikiParques também se reserve o direito de modificar os termos da competição (incluindo mas não limitando os termos de participação) assim como cancelar a competição e informar ao público na página web previamente mencionada.

Leia aqui um tutorial detalhado ou assista este vídeo e aprenda a fazer o upload de sua imagem.

Todas as fotos enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, e ficam disponíveis no site através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0).

Seleção e premiação

Ao final de cada etapa uma comissão julgadora escolhida pelo WikiParques selecionará as 10 melhores fotos, classificando-as do 1º lugar ao 10º lugar.

Caso um fotógrafo tenha enviado mais de uma foto, apenas a melhor delas segundo os critérios da comissão julgadora poderá constar entre as 10 melhores fotos da etapa.

As fotos serão pontuadas da seguinte forma:

1º lugar: 25 pontos
2º lugar: 20 pontos
3º lugar: 16 pontos
4º lugar: 12 pontos
5º lugar: 10 pontos
6º lugar: 8 pontos
7º lugar: 6 pontos
8º lugar: 4 pontos
9º lugar: 2 pontos
10º lugar: 1 pontos

Em cada etapa os fotógrafos cujas fotos forem classificadas em 1º, 2º e 3º lugares receberão como prêmio um livro. Os livros oferecidos como prêmios de cada etapa serão divulgados no início das mesmas, podendo variar de acordo com a disponibilidade de exemplares no mercado. Os livros serão enviados aos premiados sem nenhum custo.

Ao final das oito etapas, os pontos recebidos por cada fotógrafo participante serão somados. De acordo com essa soma, serão declarados o grande vencedor, o segundo colocado e o terceiro colocado do Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015. Esses três receberão prêmios especiais a serem anunciados até setembro de 2015.

Os anúncios dos pontos e premiados de cada uma das etapas e do ano serão feitos através do Blog do WikiParques e divulgados no Facebook e Twitter do WikiParques.

Os fotógrafos cujas fotos forem classificadas em 1º, 2º e 3º lugares de cada etapa e do ano também serão notificados por email e precisarão informar um endereço para o envio de seus prêmios.

Últimos detalhes

Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer influência de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à compra de qualquer produto.

Todos os participantes do concurso confirmam que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais sobre suas fotos, e concordam em disponibilizar a foto no WikiParques através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

A comissão julgadora é soberana, competindo a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso. Os critérios e os membros da comissão julgadora serão divulgados aos participantes.

Serão excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, o que é muito, muito feio.

Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, bem como viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

Os participantes do concurso concordam em liberar e isentar o WikiParques e seus parceiros, afiliados, representantes, agentes, sucessores, cessionários, funcionários, executivos e diretores de qualquer responsabilidade, doença, acidente, morte, perda, litígio, reivindicação ou danos que possam ocorrer, direta ou indiretamente, seja por negligência ou não, a partir de sua participação no concurso, e/ou a sua aceitação, posse, uso, ou uso indevido do prêmio ou qualquer parte dele, e/ou falhas técnicas de qualquer tipo, incluindo, mas não limitado ao mau funcionamento de qualquer computador, cabo, rede, hardware ou software, e/ou a indisponibilidade ou inacessibilidade de quaisquer transmissões ou telefone ou serviço de internet relacionado ao concurso, e/ou a intervenção humana não autorizada em qualquer parte do processo de participação no concurso, e/ou erro eletrônico ou humano que possa ocorrer na administração da competição ou o processamento das inscrições.

A inscrição neste concurso significa que o participante concorda com estas regras. O não cumprimento de qualquer uma delas poderá causar a desqualificação do participante.

Dúvidas sobre o concurso ou sobre este regulamento podem ser esclarecidas utilizando o fórum do WikiParques, no endereço http://www.wikiparques.com/forum/.

 

 

 

Conheça o trio de fotógrafos que compõe o juri do Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015:

Adriano GambariniO coordenador do juri é Adriano Gambarini, um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza do país. Com mais de 20 anos de carreira, ele é colaborador permanente da National Geographic e colunista de ((o))eco. É diretor da Gamba Imagens, um dos mais diversificados foto arquivos do país, com 180 mil fotografias de ecossistemas, cavernas, vida selvagem, modos de vida e cultura do Brasil, Antártica e mais 19 países. É também autor de 12 livros, entre eles Histórias de um Lobo, finalista do Prêmio Jabuti; e apresentador da série ‘Histórias de um Fotógrafo’, em cartaz nas redes Cinemark e Kinoplex de cinema.
Victor Moriyama, fotojornalista desde 2008, é fundador da Agência Xibé, especializada em reportagens fotográficas brasileiras sobre temas humanitários e ambientais. Victor é formado em Comunicação Social pela Cásper Líbero e estudou Sociologia na Universidade Paris X, na França. Suas fotorreportagens abordam temáticas sociais, conflitos ambientais e urbanos. Baseado em São Paulo, também atua como fotógrafo para a agência Getty Images e colabora regularmente com a revista National Geographic Brasil, ((o))eco, Greenpeace e o jornal espanhol El País.Victor Moriyama
Marcio Isensee e SáMarcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker com ênfase em jornalismo ambiental e direitos humanos. Seus trabalhos já foram publicados nas revistas Grazia (Espanha), jornal The Guardian (Inglaterra), Rolling Stones Brasil e em sites como Agência Pública, e TV Folha. Colabora regularmente com ((o))eco. Entre seus trabalhos audiovisuais, destacam-se os filmes Andes Água Amazônia, Manguezal do Jequiá e Um Rio em Disputa, exibidos e premiados em diversos festivais.