Ilha Trindade_Rafael Duarte

A ilha de Trindade um dos locais que será protegido pelo mosaico marinho prometido por Temer para dia 19/03. Foto: Rafael Duarte/Miramundos


Na manhã de hoje (08/03), o presidente Michel Temer enviou um vídeo aos participantes da World Ocean Summit de 2018, em curso no México, no qual confirma o compromisso do Brasil em criar os dois mosaicos de áreas protegidas marinhas propostos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No total, serão 910 mil km² de área protegida nos mares brasileiros, o equivalente a mais de 20% do território marinho do país. A assinatura dos decretos de criação das unidades que irão proteger o patrimônio natural do arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco, e de Trindade e Martim Vaz, no litoral do Espírito Santo, acontecerá no dia 19 de março, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Com a confirmação da criação das áreas, o Brasil alcançará a meta de ter 20% dos seus mares protegidos por algum tipo de legislação ambiental até 2020. Cada mosaico será composto por dois tipos de unidade de conservação, uma de proteção integral e outra de uso sustentável, onde a extração de recursos poderá ser feita de forma controlada. A declaração de Temer vem três dias após a visita da bióloga marinha Sylvia Earle, referência em conservação marinha e grande defensora da proteção dos oceanos.

Assista ao vídeo:

 

 

 

Comentários

comentários