Visual do Morro da Viração, um dos atrativos da Rota de Charles Darwin. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação


Nesta terça-feira (15/05), as prefeituras de Niterói e Maricá irão lançar a Rota Charles Darwin, uma trilha de 74 km que terá início na Praça Arariboia e percorrerá as paisagens do Parque Natural Municipal de Niterói (RJ) e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ), com término na praia de Jaconé. O nome é uma homenagem aos caminhos que o naturalista Charles Darwin percorreu durante sua estadia no Rio de Janeiro em 1832.

O evento marca o início da implementação da trilha, que receberá ações de sinalização. Serão pintadas as pegadas amarelas que seguem o padrão estabelecido pelo Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. Na desenho de uma sola, a figura de um primata homenageia a principal contribuição de Darwin à ciência: a teoria da evolução das espécies.

O percurso de 74 km terá como início a estação hidroviária da Praça Araribóia, no centro da cidade de Niterói, e seguirá através da orla da Baía de Guanabara em direção à praia das Flechas e ao Parque Natural Municipal de Niterói, mais conhecido como Parnit. De lá, o caminho seguirá para o bairro de São Francisco e se conectará com a Trilha Tupinambás, sentido Itaipu, onde adentra o território do Parque Estadual da Serra da Tiririca através do Morro da Peça. De lá, a Rota cruza o mangue do Canal do Camboatá, o Córrego dos Colibris, as praias de Itaipuaçu e da Barra de Maricá, e termina no limite de Maricá com o município de Saquarema.

 

Mapa da Rota de Charles Darwin/Divulgação


Serviço:

O que? Lançamento da Rota Charles Darwin
Quando? 15/05, às 08h00
Onde? Sede do Parque Natural Municipal de Niterói ( Estrada da Viração, s/n – São Francisco, Niterói – RJ)
Quanto? Evento gratuito.

 

 

 

Comentários

comentários