Estação Ecológica de Carijós

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Estação Ecológica de Carijós no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Estação Ecológica de Carijós
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Santa Catarina
Município: Florianópolis
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Manguezal
Área: 720 hectares
Diploma legal de criação: Decreto 94.656/1987
Coordenação regional / Vinculação: Coordenação Regional em Florianópolis CR9/ICMBio
Contatos: Gestor: Silvio de Souza Junior

Endereço: Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 02, s/n
CEP: 88053700
Bairro: Jurerê
UF: SC
Cidade: Florianópolis
Telefone: (48) 32821863
E-mail: esec.carijos@icmbio.gov.br

Localização

Noroeste da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina - Brasil.

Como chegar

Rodovia Maurício Sirotski Sobrinho (SC-402) , km 02, sn. Jurerê -Florianópolis/SC.

Ingressos

Não há visitação pública. Visitas monitoradas com fins de educação ambiental podem ser agendadas por escolas, universidades e grupos organizados.

Onde ficar

Canasvieiras, Jurerê.

Objetivos específicos da unidade

Proteção dos manguezais e restingas da bacia do rio Ratones e do Saco Grande, noroeste da Ilha de Santa Catarina.

Histórico

Criada em 1987 para preservação dos manguezais e restingas do rio Ratones, Papaquara, Veríssimo e do Saco Grande, todos ameaçados pela crescente ocupação urbana desordenada e ilegal.

Atrações

Visitas monitoradas para educação ambiental, abrangendo os ecossistemas de restinga e manguezal. Visitas apenas de grupos, agendadas previamente pelo e-mail esec.carijos@icmbio.gov.br

A ESEC de Carijós também protege 3 sítios arqueológicos – sambaquis – com idade estimada de 4.000 anos, indícios da antiga ocupação humana na região.

Aspectos naturais

Além do ecossistema de manguezal, também protege áreas de restinga, rios e banhados; e possui elevada importância para a conservação da Baía Norte, por ser área de reprodução e crescimento de animais marinhos, muitos de valor comercial. Com 720 hectares, a ESEC de Carijós abriga mais de 500 espécies de animais e dezenas de espécies de flora de manguezais e restingas. Destacam-se as espécies de maior porte como o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), a lontra (Lutra longicaudis), o ratão-do-banhado (Myocastor coypus) e graxaim (Cerdocyon thous). A unidade apresenta duas glebas: Ratones, com 625 hectares e Saco Grande, com 95 hectares. O manguezal do Rio Ratones é o mais bem preservado da Ilha de Santa Catarina. Grande parte dos manguezais de Florianópolis foi aterrada, desmatada ou descaracterizada, restando apenas 38% da área original do manguezal de Ratones e 68% do manguezal do Saco Grande.

Relevo e clima

Planície costeira, com manguezais, estuários, banhados, baixadas e restingas. Uma pequena fração, ínfima, apresenta áreas mais elevadas com mata atlântica.

Fauna e flora

Com 720 hectares, a ESEC de Carijós abriga mais de 500 espécies de animais e dezenas de espécies da flora de manguezais e restingas. Destacam-se as espécies de maior porte como o jacaré-do-papo amarelo, lontra, ratão-do-banhado e o graxaim. A fauna aquática é especialmente rica, onde se destacam caranguejos, mariscos, ostras, robalos, tainhas, bagres e camarões. A avifauna conta com 227 espécies, o que representa cerca 65% da avifauna da Ilha de Santa Catarina. Nas áreas de manguezal destacam-se espécies como saracura-três-potes (Aramides cajanea), savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea), saracura-matraca (Rallus longirostris), garça-moura (Ardea cocoi) e a figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor).

Problemas e ameaças

Ocupação urbana ilegal nas bordas e no entorno, poluição dos cursos d'água, fragmentação de habitats no entorno, atropelamentos da fauna nas rodovias marginais à unidade de conservação.

Fontes

Página da Unidade no ICMBio
Página da Unidade no Facebook