Monumento Natural Estadual Serra das Torres

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Monumento Natural Estadual Serra das Torres no Blog do WikiParques


Monumento Natural Estadual Serra das Torres
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui
Categoria: Monumento Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 10.458 hectares
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 9488, de 13 de julho de 2010
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo - IEMA
Contatos: Endereço:

BR 262 Km 0 S/N - Jardim América - GRN - Cariacica/ES - CEP: 29.140-500

E-mail: monast.iema@gmail.com

Telefone: (27) 3636-2570

Gestor da Unidade: Gerusa Bueno Rocha

Localização

O MOoNA contempla os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservar a integridade do conjunto granítico que compõe a Serra das Torres; proteger os fragmentos florestais remanescentes localizados no afloramento; promover o desenvolvimento econômico regional, com a promoção da natureza, manejo adequado dos recursos naturais e disciplinamento do uso e ocupação do solo; desenvolver o turismo sustentável regional, integrado às condições naturais dos ecossistemas, das paisagens e belezas cenênicas; desenvolver programas setoriais, incluindo turismo, educação, fiscalização e monitoramento ambiental; contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de ecologia aplicada, biologia, geologia, hidrologia e outras de interesse para a conservação e preservação dos ecossistemas naturais; contribuir para a instalação de processos naturais de recuperação dos ecossistemas e para a recuperação induzida, de acordo com projetos definidos no plano de manejo e aprovado pelo IEMA, ouvido o conselho consultivo e implantar equipamentos e serviços necessários à consecução desses objetivos.

Histórico

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres é considerado como um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do Sul do Estado.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Além da beleza cênica dos afloramentos rochosos, seu território abriga espécies raras da fauna e da flora. São 150 tipos de árvores e flores, 20 espécies de peixes, 18 de anuros, 190 de aves 13 de répteis e 17 de mamíferos.

Algumas espécies encontradas: Sabiá da Mata Virgem (Lipaugus lanoides); papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha); Sauá (Callicebus personatus); Bugio (Alouatta fusca); Jaguatirica (Leopardus pardalis); Gato-maracajá (Leopardus wiedii); e Lontra (Lontra longicaudis). Todos ameaçados de extinção.

Em março de 2012, um estudo desenvolvido pela pesquisadora Jane de Oliveira revelou que a menor espécie de anfíbio do Brasil é encontrada na unidade. O sapo pulga mede de 7 a 10 milímetros de comprimento e tem o nome científico de Brachycephalus didactylus.

Problemas e ameaças

Fontes

https://iema.es.gov.br/#

https://iema.es.gov.br/mona-serra-das-torres

http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2012/03/menor-especie-de-sapo-do-brasil-e-encontrada-no-espirito-santo.html