Parque Nacional das Emas

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades doParque Nacional das Emas no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional das Emas
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Goias
Município: Mineiros, Chapadão do Céu, Serranópolis e Costa Rica
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 132.642 hectares
Diploma legal de criação: Decreto n° 49.8 / Dec n° 70.375 de 6 de abril de 1972.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (64) 3929-6000

Endereço sede:
Rua C leste, quadra 05 lote 01
Chapadão do Céu, Goiás
CEP: 75.828-000
E-mail: parnaemas@hotmail.com

Localização

O Parque Nacional das Emas localiza-se no Sudoeste do Estado de Goiás, próximo às divisas com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Abrange os municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, Serranópolis e parte do de Costa Rica (Mato Grosso do Sul).

Como chegar

O município de Mineiros, localiza-se no sudoeste goiano a 420 km de Goiânia, 500 km de Cuiabá, a 550 km de Campo Grande e 650 km de Brasília-DF.

A UC é cortada pelas rodovias BR-364, BR-060, GO-194 e GO-341. Da cidade até o portão do Jacuba o acesso é de 88 Km por asfalto.

Por terra, o acesso ao município de Chapadão do Céu pode ser feito de carro ou ônibus partindo de Goiânia pela BR-060, depois o visitante deve seguir pela BR-364 de Jataí para Mineiros, pela GO-050 até Chapadão do Céu, sendo parte do acesso por estrada sem asfalto.

Da cidade até o portão do Bandeira, o acesso é de 30 km por estrada sem asfalto.

Ingressos

Valor do ingresso individual é R$ 6,00 por pessoa caso seja morador de algum dos municípios vizinhos ou R$ 13,00 por pessoa caso seja morador de outros municípios que não estejam na divisa com o parque ou de outros estados ou países.

O parque está aberto a visitação no horário das 06:00 as 20:00 horas.

Onde ficar

Pousada da Fundação das Emas
GO-341, Vila Jacuba (ao lado do parque)
Mineiros (GO)
Telefone:(64) 9996-2865

Pilões Palace Hotel
Mineiros (GO)
Telefone: (64) 3661-1547
Fax: (64) 3661-3580

CAT
Praça Dep. José Alves de Assis, S/n - Centro
CEP: 75830-000
Mineiros (GO)
Telefone:(64) 3661-1547/ (64) 3661-0005
Fax:(64) 36613580

Hotel Dallas
Rua 5ª Avenida, n°223 - Central
CEP:75830-000
Mineiros (GO)
Telefone: (64) 3661-1534
Fax: (64) 3661-1709

Vitor Hotel
RUA IPÊ, 213 - Centro
Chapadão do Céu (GO)
Fone: (64) 3634-1722
Fone Reserva: (64) 3634-1722

Hotel Mãe Terra- Parna Emas
Chapadão do Céu (GO)
hcmaeterra@hotmail.com
Telefone: (64) 3634-2370

Outros endereços de pousadas ou hotéis no município de Chapadão do Céu (GO) poderão ser sugeridos através do CAT (Centro de Atendimento ao Turista): (64) 3634-1517

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Como objetivo específico, a UC pretende proteger amostra representativa do bioma cerrado, bem como o habitat da fauna endêmica e conservar diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do Parnaíba da Bacia do Paraná.

Histórico

A chamada colonização do Cerrado iniciou-se em fins do século XVI com os franceses antes de 1616. Posteriormente, com os jesuítas, ao norte, no rio Tocantins, e ainda com os bandeirantes de São Paulo, pelo sul. Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, eles foram invadindo e fundando várias povoações no Cerrado, como a Vila Rica de Goiás, Cuiabá e Vila Bela, em Mato Grosso.

A ocupação efetiva da região levou dois séculos (1750-1960), após várias tentativas de colonização e lutas contra índios. A história de ocupação do Cerrado é recente, pois em 1946, Aziz Ab’Saber, em suas primeiras expedições ao Cerrado, relatou que naquela ocasião o uso da terra se dava por pequenos fazendeiros que criavam algumas poucas cabeças de gado em grandes extensões de terra e ainda cultivavam lavoura nas beiras dos rios.

Com o aumento na demanda de alimentos e o desenvolvimento de tecnologias nas últimas décadas, esse quadro mudou de forma repentina. Estratégias e políticas agrícolas ajudaram a impulsionar a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, principalmente entre os anos de 1960 e 1980, em uma política nacional desenvolvimentista na busca por ocupar espaços vazios do Brasil central e da Amazônia.

Aliada à construção de obras de infraestrutura, a pesquisa agropecuária foi fundamental para a viabilização do cultivo de soja na região, através de programas de pesquisa que tinham que se adaptar às condições de Cerrado. Foi neste contexto que o governo federal lançou, em 1975, o programa para o desenvolvimento do Cerrado, o POLOCENTRO, um programa de crédito subsidiado, em que fazendeiros dispostos a cultivar as terras do cerrado teriam acesso a linhas de crédito fundiário, de investimento e de custeio a taxas de juros. Assim, no final da década de 1980, um terço do Cerrado já havia se convertido em terras agrícolas.

Outra iniciativa que veio contribuir com a ocupação do Cerrado foi o Programa Cooperativo Nipo-brasileiro para o Desenvolvimento do Cerrado (PRODECER), que promoveu o assentamento de agricultores experientes do Sudeste e Sul do país na região do Cerrado. Este programa, iniciado na década de 1980 em Minas Gerais, expandiu-se para Goiás e Mato Grosso do Sul em 1987.

Esses programas governamentais impulsionaram a ocupação de vastas áreas do Planalto Central que estiveram ligadas a outras políticas de ocupação de terras do governo federal. Grandes contingentes populacionais da região Sul se deslocassem para o Centro-Oeste e, posteriormente, para o Norte.

A ocupação dos municípios do entorno se deu principalmente no século XX, com maior intensidade nas décadas de 70 a 90. Contudo, o crescimento populacional ocorreu com um alto custo ambiental, o que inviabilizou as pequenas propriedades e pequenos proprietários rurais, acarretando uma concentração fundiária e êxodo rural da população para os centros urbanos. A expansão da fronteira agrícola foi acompanhada ainda pela progressiva diminuição de geração de emprego no campo, fruto da implantação de pacotes tecnológicos, que empregavam maquinário e insumos agrícolas.

No início dos anos 90, mais de 40% da área dos Cerrados já era ocupada por propriedades agrícolas, e em mais de metade da área restante já existia algum tipo de atividade.

O nome Parque Nacional das Emas possui essa denominação devido à grande quantidade de emas que aí habitavam. Atribui-se ao senhor Filogônio Garcia ser o precursor do Parque, uma vez que aquelas terras constituíam a fazenda Formoso, de sua propriedade. Na condição de vereador em Jataí, na década de 50, teve a sua sugestão aceita em um encontro de municípios na cidade de Rio Verde.

Na década de 60 então, o senador por Goiás, Coimbra Bueno, levou a proposição do Parque à presidência da República. Em 11 de janeiro de 1961, Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 49.874 criando nos estados de Goiás e Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul) o Parque Nacional das Emas, nas regiões das nascentes e cursos superiores dos rios Correntes, Aporé, Sucuri e seus tributários, abrangendo áreas devolutas, bem como áreas de domínio privado.

Atrações

A contemplação da paisagem e a observação de animais típicos do cerrado como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta e veados são algumas das atrações.

É possível fazer caminhadas a pé e observar a variedade de bichos e espécies de flores.

Aspectos naturais

O parque preserva as diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do rio Parnaíba, da bacia do rio Paraná. A rede hidrográfica da área é composta pelas bacias do rio Paranaíba, um dos afluentes do rio Paraná, pela bacia do rio Araguaia/Tocantins e pela bacia do Paraguai. A Parna está localizado no Alto Paranaíba, na bacia do rio Corrente com cerca de 7.300 km².

É uma das poucas UCs que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do estado de Goiás, como campos limpos, veredas e matas ciliares.

Relevo e clima

A UC apresenta porções elevadas entre 800 e 900 metros de altitude que configuram chapadas ou chapadões de topos aplanados. As cabeceiras de drenagens, situadas no interior e nas bordas dos chapadões, delineiam anfiteatros escavados por erosão remontante.

A região da UC se caracteriza pelo clima tropical, quente, variando de úmido a semi-árido, com até cinco meses de seca.

No extremo norte e extremo sul e nas chapadas, a temperatura média anual varia de 20 a 22ºC. Na primavera-verão, são comuns temperaturas elevadas com média de 24 a 26ºC. A média das máximas de setembro (mês mais quente) oscila entre 30 e 36º.

O inverno é uma estação amena, embora ocorram com frequência. O frio oscila entre 15 e 24ºC, e a média das mínimas, de 8 a 18ºC, não sendo rara a ocorrência de mínimas absolutas negativas.

Fauna e flora

O Parque possui uma rica biodiversidade e abundância de espécie animal, rara e ameaçada de extinção. Entre outros, vivem por lá onças-pintadas e pardas, tatus-canastra, lobos-guará, antas, veados-campeiro, jaguatiricas, cachorros-do-mato, emas.

Há 19 espécies de mamíferos endêmicas do Cerrado e foram registradas 837 espécies de aves distribuídas em 64 famílias.

Os arbustos cobrem 70% do Parque. A flora do bioma Cerrado é ainda pouco conhecida.

Problemas e ameaças

O entorno é ocupado por lavouras de milho e soja e pela pecuária extensiva.

Algumas das pressões sobre a UC são a caça, a ocorrência de incêndios e invasão de espécies exóticas.

A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira e ou das listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção e conta com níveis significativos de biodiversidade.

Atualmente, a região do Parque é ocupada principalmente pela agricultura e pecuária, com plantio de extensas áreas de monocultura temporária, principalmente soja e algodão. Esse tipo de agricultura, por utilizar-se de pacotes tecnológicos altamente tecnificados, emprega grandes quantidades de agrotóxicos e pesticidas, acompanhados do uso intensivo do solo. Essa prática ocasiona um excessivo desgaste e perda de solo na região.

O Parque é praticamente todo cercado por propriedades que praticam cultivos temporários e altamente tecnificados, o emprego de pulverização aérea é constante na área, fator esse que vem afetando a fauna da UC

A pecuária, na sua maioria, é extensiva.

Atualmente encontra-se em processo de licenciamento a construção de uma pequena central hidrelétrica, nos municípios de Serranópolis e Aporé, cujos impactos estão associados ao enchimento de seu reservatório, que afetaria o corredor ecológico do Rio Corrente e os seus formadores, Jacuba e Formoso.

O empreendimento está sendo licenciado pelo IBAMA que já se pronunciou contrário ao primeiro projeto.

Outro projeto em desenvolvimento no entorno do Parna que já apresenta grande impacto, é a ferrovia Ferronorte, que tem dificultado o fluxo de animais entre o corredor cerrado-pantanal.

O Parque encontra-se com 94% de sua área total em situação Fundiária regularizada. Os 6% restantes encontram-se com uma ação reivindicatória pela posse da terra. Apesar dessa situação, o Parque não conta com qualquer tipo de ocupação por posseiros.

Fontes

https://www.facebook.com/parquenacionaldasemas

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-das-emas-2013-go

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/337/

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/204-parque-nacional-das-emas.html

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2093-parna-das-emas

Decreto de criação: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/emas.pdf

Plano de Manejo, 2004 http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_emas.pdf