Curso de resgate visa preparar equipe para possíveis emergências em cavernas. Foto: Rodrigo Aguiar/FF

Curso de resgate visa preparar equipe para possíveis emergências em cavernas. Foto: Rodrigo Aguiar/FF


De 10 a 18/06, o Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (SP) recebe a 2ª edição do Curso de Especialização em Espeleo Resgate – Modulo Gestão de Resgate e Assistência à Vitima. Ministrado pela Federação Francesa de Espeleologia, o curso visa treinar os monitores locais, espeleologos e agentes públicos na gestão e resgate de emergências em cavidades naturais e cavernas.

Entre os temas a ser abordados estão: organização, técnicas e tipos de socorro; documentos úteis; acionamento e desenvolvimento de operações; gestão informatizada do socorro; avaliação, imobilização e posicionamento da vítima; transmissão de informações para a superfície; aplicação dos trabalhos em meios subterrâneos; colocação na maca; e gestão de estresse. Cada inscrito receberá um manual da Espeleo Socorro Francês traduzido para o português.

Um lugar prefeito para o curso, o Parque Estadual abrange uma das províncias espeleológicas mais importantes do país, com mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). 

Os participantes deverão pernoitar no Parque do dia 17 para o dia 18. Os módulos de Especialização exigem do candidato participação prévia no curso Básico, realizado no Brasil ou no exterior. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (61) 99986-1056 (Willamy Saboia), em horário comercial, ou pelo e-mail resgate@egb.org.br.

 

*Com informações da Fundação Florestal

 

 

 

Comentários

comentários