Praia das Pombas, localizada no Parque Estadual de Itapuã. Foto: Manuella Brandolff/Governo do RS

Praia das Pombas, localizada no Parque Estadual de Itapuã. Foto: Manuella Brandolff/Governo do RS

Em 2016, problemas contratuais com empresas terceirizadas provocaram o fechamento de alguns parques estaduais do Sul. Empresas responsáveis pela manutenção, pela limpeza e, em alguns casos, pelo atendimento ao público, a paralisação dos serviços prestados impossibilitava um uso público adequado das áreas protegidas. Os órgãos ambientais responsáveis por estas unidades de conservação, no entanto, trazem em 2017 a boa notícia do restabelecimento das atividades e do retorno da visitação pública.

Parque Estadual de Itapuã

O Parque Estadual de Itapuã (RS) esteve fechado à visitação do público desde março/2016. O descumprimento de cláusulas contratuais pela empresa terceirizada de manutenção e limpeza resultou na rescisão do contrato. As demais atividades realizadas na unidade de conservação — fiscalização, manejo, licenciamento, pesquisa, reuniões do conselho do parque, aulas de campo de universidades e educação ambiental–, não dependentes do contrato seguiram normalmente.

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) trabalha para viabilizar o acesso do público às praias ainda neste verão. Foram recolocadas placas de sinalização, houve a manutenção e a limpeza dos quiosques, das churrasqueiras, dos banheiros e dos acessos, além da poda de árvores e de roçadas. A Praia das Pombas, atrativo do Parque com capacidade para receber até 350 pessoas, foi reaberta para visitação nos fins de semana no último sábado, dia 07/01. O acesso às outras duas praias do parque, de Fora e da Pedreira, ocorrerá em breve.

Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na sede da Sema (Avenida Borges de Medeiros, 261, Edifício União, 1º andar, Porto Alegre), às quartas-feiras, das 09h00 às 12h00. Crianças de até nove anos são isentas deste pagamento.

Parque Estadual de Vila Velha. Foto: Prefeitura de Ponta Grosssa(PR)

Parque Estadual de Vila Velha. Foto: Prefeitura de Ponta Grossa (PR)

Parque Estadual de Vila Velha

Atualmente, o Parque Estadual de Vila Velha (PR) está com a visitação restrita. O fim do contrato, em 31 de dezembro, com a empresa responsável pelo atendimento ao público resultou no fechamento de alguns atrativos da unidade de conservação. Dos três pontos de maior interesse — os arenitos, a Lagoa Dourada e as Furnas –, apenas as formações rochosas de arenito estão aptas a receber visitantes.

No entanto, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o fechamento das Furnas e de Lagoa Dourada acabará em breve: as atrações voltarão a receber o público a partir da próxima semana, dia 18 de janeiro.

 

*Com informações do Jornal do Comércio e do Diário de Campos

 

 

 

 

Comentários

comentários