Falsa_coral_Siphlophis_compressus_Wikimedia

Uma falsa-coral (Siphlophis compressus) em destaque. Foto: Wikimedia/Commons


Os estudos de mais de uma década na Floresta Nacional de Sacará-Taquera (PA) foram reunidos em um livro sobre a herpetofauna da Amazônia Central. De autoria coletiva, Herpetofauna da Amazônia Central – Estudos na Flona de Sacará-Taquera traz os resultados das pesquisas e monitoramento desenvolvidos sobre os répteis e anfíbios da unidade de conservação paraense ao longo dos últimos 12 anos. A pesquisa foi financiados com apoio da empresa Mineração Rio do Norte e da STCP Engenharia de Projetos, que atuam na região.

A floresta nacional está localizada no noroeste do Pará na transição entre a planície de terras baixas da Amazônia e a formação geológica conhecida como “Escudo das Guianas”. Essa configuração permite a existência de uma diversidade de habitats, como os sistemas montanhosos isolados, as áreas campestres que são inundadas periodicamente e as campinaranas, que fazem com que esta seja uma região rica na biodiversidade da herpetofauna, com muitos casos de endemismos.

A publicação de 225 páginas está disponíveis gratuitamente para leitura online. Os interessados podem acessá-la na íntegra através deste link

 

 

Comentários

comentários