Cavernas do peruaçu_Bruno Rega_Wkps2

Uma das inúmeras – e imensas – cavernas no parque nacional. Foto: Bruno Rega/WikiParques


Nos dias 09 e 10/11, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cavernas do Peruaçu (MG) irão realizar o I Seminário Científico do Vale do Peruaçu. O tema das discussões será o uso e conservação dos recursos hídricos. O evento é aberto e convida pesquisadores, gestores de unidades de conservação, professores, estudantes e interessados, a participarem das palestras, mesas-redondas e debates que abordarão temas como o potencial de pesquisa e a biodiversidade da região.

Na programação do seminário estão ainda os seguintes minicursos: Identificação botânica na trilha da Lapa do Rezar; Identificação de áreas de recarga hídrica e suas técnicas de recuperação ambiental; e Caracterização espeleológica das cavidades do Vale do rio Peruaçu. Acesse a programação completa aqui.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 29/10. Basta preencher o formulário disponível aqui. Quem quiser poderá enviar seu trabalho feito na região para apresentá-lo durante o seminário, para submissão de trabalhos, acesse o link.

Cavernas do peruaçu_Bruno Rega_Wkps3

As belezas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto: Bruno Rega/WikiParques


O Parque Nacional e a APA Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu foi criado em 1999 e abrange uma área de 56.400 hectares. Criada dez anos antes, a Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu, com 143.353 hectares, engloba parte do parque. As duas unidades são geridas de forma integrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A região englobada pelas unidades de conservação é reconhecida pela riqueza do seu patrimônio geológico e arqueológico, além de ajudar a proteger um importante remanescente de Cerrado no interior mineiro.

 

Serviço:

I Seminário Científico do Vale do Peruaçu – Uso e conservação dos recursos hídricos
Quando? Dias 09/11, a partir das 14h00, e 10/11, a partir das 09h00
Onde? Centro de Visitantes do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, comunidade do Fabião I, a 45 km da sede do município de Januária – MG
Quanto? Gratuito

 

*Com informações ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários