Foto: Divulgação RPPN Veracel


Dois ninhos de gavião-real (Harpia harpyja), ave também conhecida como harpia, foram encontrados recentemente na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Veracel (BA). O grupo de pesquisadores do Projeto Harpia na Mata Atlântica comprovou a presença dos ninhos que abrigam dois casais, cada um com um filhote. O evento é relevante porque a espécie faz parte da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação (UICN), onde é classificada como Quase Ameaçada. Além disso, há poucos registros de sua presença no bioma.

“Trata-se de uma ave extremamente rara na mata atlântica”, explica a bióloga Virgínia Camargos, coordenadora da reserva particular. “Encontrar esses ninhos tem um enorme significado para nós, porque é o resultado de todo um trabalho de preservação feito ao longo dos 20 anos da Estação Veracel”, diz. E continua: “Esse achado evidencia que o trabalho conservação da Mata Atlântica na área de nossa atuação, inclusive com processos de restauração florestas propiciando a criação de corredores ecológicos e a viabilização de fluxo de animais entre os fragmentos que antes estavam isolados.”

Os filhotes recentemente encontrados serão também monitorados por meio de câmeras fotográficas e de penas coletadas no solo, embaixo dos ninhos, para posterior identificação genética dos indivíduos e do parentesco entre os casais e filhotes.

Foto: Divulgação RPPN Veracel/Jailson Souza

 

*Com informações da RPPN Veracel e Neomundo

 

 

Comentários

comentários