Travessia-3

Marca registrada da Trilha Chico Mendes, no Acre. Foto: Duda Menegassi


A Trilha Chico Mendes, com aproximadamente 90 Km de extensão, já foi destaque durante a 5ª travessia comemorativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando foi inaugurada. Agora, o trekking, localizado na Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) volta a ganhar os holofotes ao ser selecionada como uma das 15 trilhas mais interessantes do mundo pela revista digital Blog de Escalada.

Figurando ao lado de trekkings mundialmente famosos, como o Caminho de Santiago, na Europa, e a Travessia do Himalaia, no Nepal; a recém-inaugurada Trilha Chico Mendes mostra sua força, não apenas pelas belezas amazônicas que se mostram aos caminhantes do percurso, mas também pela riqueza das suas histórias. Este, aliás, foi um dos requisitos avaliados na hora de produzir a difícil seleção. A soma da paisagem com o trajeto e a carga histórica e religiosa da caminhada foram os quesitos observados para elaboração da lista (veja a lista completa aqui).

De fato, histórias não faltam na Trilha Chico Mendes, único trekking brasileiro da lista. O passado da reserva extrativista, criada a partir da luta de seringueiros, em 1990, pode ser conhecido de perto durante a caminhada de 5 dias. Isso porque os pernoites são feitos nas casas dos moradores da Resex, de quem viveu e participou dessa luta. Além de mergulhar na história, é possível viver o estilo de vida dos seringueiros e do chamado “povo da floresta”.

Para saber mais sobre o percurso, leia a reportagem de ((o)) eco, que cobriu a realização da travessia. Os interessados em realizar a Trilha Chico Mendes devem entrar em contato com o ICMBio através do telefone (68) 3224-3749. A guiagem é obrigatória.

Travessia-1

Caminhada na Floresta Amazônica. Foto: Duda Menegassi

 

 

 

Comentários

comentários