ParePresteAtenção_trechodovideoclipe.JPG

Artistas no vídeo da música “Pare. Preste Atenção”, um apelo pela Escarpa Devoniana. Imagem: Divulgação/Youtube


“Menino, observa, o homem com a serra na mão. Destrói a floresta, deixando sem vida esse chão. E o que nos resta? É enfrentar e dizer não!” Com versos como este, mais de 40 artistas paranaense entoam a canção “Pare. Preste Atenção!” feita como um hino em defesa da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana (PR). Trata-se de um protesto contra o Projeto de Lei 527/2016, que prevê a redução de 70% do território da unidade de conservação e que está atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

O videoclipe da música foi divulgado nesta quarta-feira. Múltiplas vozes trazem uma única – e clara – mensagem: “precisamos proteger esse patrimônio natural único do estado do Paraná e do país.” Com 392.363 hectares, a área de proteção ambiental é a maior unidade de conservação da região sul do Brasil. A unidade está localizada na região dos Campos Gerais do Paraná e ajuda a preservar importantes remanescentes de ecossistemas associados à Mata Atlântica, como Campos Naturais e Floresta com Araucária.

Durante o videoclipe financiado pelo Observatório de Justiça e Conservação (OJC) é possível ter um vislumbre da beleza, riqueza e imponência da umidade de conservação. Destacam-se as formações rochosas com cerca de 400 milhões de anos de idade, os cânions, as cachoeiras, as araucárias e os recursos hídricos preservados dentro da APA. Dentro da unidade há também diversas cavernas que abrigam sítios arqueológicos e paleontológicos, além de pinturas rupestres.

Assista o clipe produzido para música:

*Há também uma versão com legendas em português e tradução para libras. Assista aqui.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana

Uma Área de Proteção Ambiental (ou APA), pertence à categoria de uso sustentável, o que significa que podem haver usos dentro da unidade de conservação, como moradia e extrativismo, desde que respeitem as regras estabelecidas pela UC para garantir a conservação e sustentabilidade dos recursos. A APA da Escarpa Devoniana envolve 13 municípios e está localizada em uma zona de encontro entre dois biomas, a Mata Atlântica com o Cerrado, o que produz uma rica biodiversidade comprovada por décadas de pesquisa na região.

A área de proteção ambiental sofre grandes pressões da expansão ilegal de monoculturas de soja; da extração madeireira e plantio de espécies exóticas com valor comercial, como o pinus e o eucalipto; e da mineração. Vizinhas ou sobrepostas à Escarpa Devoniana estão ainda unidades de conservação de proteção integral como o Parque Estadual de Vila Velha (PR) e o Parque Nacional dos Campos Gerais (PR).

Saiba mais sobre a APA da Escarpa Devoniana no verbete do WikiParques!

 

 

 

Comentários

comentários