Parque Estadual da Serra da Tiririca

Edição feita às 06h06min de 16 de abril de 2014 por Esgu (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)



Parque Estadual da Serra da Tiririca
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Niterói e Maricá.
Categoria: Parque
Bioma: "Mata Atlântica, Marinho, Marinho Costeiro" não está na lista de valores possíveis (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal, Manguezal, Marinho, Marinho Costeiro, Campos Rupestres) para esta propriedade.
Área: 3.493 hectares
Diploma legal de criação: Criado pela Lei Estadual nº 1.901, de 29 de novembro de 1991. Perímetro definitivo (Retificação): Lei Estadual nº 5.079, de 3 de setembro de 2007. Ampliado pelo Decreto Estadual nº 43.913, de 29 de outubro de 2012.
Coordenação regional / Vinculação: Inea - Instituto Estadual do Ambiente / Dibap - Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas
Contatos: Tel.: (21) 2709-9176 Endereço eletrônico: administrador@parqueserradatiririca.org e falecom@parqueserradatirirca.org

Índice

Localização

Endereço da sede: Rua Domingues Mônica Barbosa, lote 4, s/nº - Recanto de Itaipuaçu – Maricá -RJ Tel.: (21) 2638 4411

Núcleo Itacoatiara: Rua das Rosas, nº 24 - Itacoatiara - 24.348-290 - Niterói - RJ

Tel.: (21) 2709-9176

Como chegar

Como chegar De automóvel Partindo do Rio de Janeiro O caminho começa na Ponte Rio-Niterói, seguindo já em Niterói em direção as praias oceânicas. O Posto de Recepção ao Visitante fica na praia de Itacoatiara, ao lado do Clube dos Engenheiros. O trajeto todo fica a 35 km de distância aproximadamente. Partindo de Maricá Seguir pela Estrada de Itaipuaçu até o Recanto de Itaipuaçu, onde é possível ter informações sobre os atrativos na sede administrativa do parque (seg-sex). Nos finais de semana é possível cruzar a serra em direção a Praia de Itacoatiara, onde fica o Posto de Recepção ao Visitante.

De ônibus Partindo do Centro do Rio de Janeiro Pegue a Barca Rio Niterói (ou ônibus intermunicipal), depois o ônibus 38 (Itaipu) no Terminal Rodoviário de Niterói, desça em Itaipu e acesse o parque por suas diversas trilhas e atrativos presentes na região.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica; Possibilitar a realização de pequisas cientificas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/UnidadesdeConservacao/INEA_008600#

Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET)