Parque Municipal Mata do Batalhão

Edição feita às 18h23min de 25 de setembro de 2018 por Ricktekk (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

São aproximadamente 35 hectares de mata preservada, principalmente do bioma cerrado, que fica ao lado do 7.º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Bom Despacho/MG. É considerado Unidade de Conservação e área de proteção ambiental (APA)


https://bit.ly/2Q9FLhZ

Parque Municipal Mata do Batalhão
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Minas Gerais
Município: Bom Despacho
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Cerrado
Área: 50 hectares
Diploma legal de criação: Decreto n. 5096/2011 - Prefeitura Municipal de Bom Despacho
Coordenação regional / Vinculação: 88º Grupo Escoteiro de Bom Despacho - (37) 3522-5549

Prefeitura Municipal de Bom Despacho - (37) 3521-3736

Contatos: 88º Grupo Escoteiro de Bom Despacho - (37) 3522-5549

Prefeitura Municipal de Bom Despacho - (37) 3521-3736

Índice

Localização

Localizado na região central de Bom Despacho (ao lado do 7.º Batalhão de Polícia Militar)

Como chegar

Siga pela região central de Bom Despacho/MG

Ingressos

Não é cobrado ingresso. A entrada no Parque Municipal Natural Mata do Batalhão só é permitida para fins de pesquisa científica e atividades educacionais.

Onde ficar

Hotel JB - Centro Hotel Avenida - Centro Hotel Fazenda Mata do Tio João - Rosário SESC Hospedagem - Jaraguá Pousada Jaqueline - Centro

Objetivos específicos da unidade

- Proteger e conservar a biodiversidade existente garantindo a integralidade das espécies nativas; - Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas, nas diferentes áreas do conhecimento; - Proteger as nascentes existentes, como forma de proporcionar a manutenção da vida aquática e outras relacionadas; - Promover a educação ambiental, através de meios adequados para atender aos diferentes públicos; - Promover ações de integração com o entorno imediato, assim como, com as lideranças dos municípios integrantes, visando a conservação do Parque Natural Municipal Mata do Batalhão.

Histórico

Atrações

O parque possui diversas trilhas ecológicas onde é possível conhecer a biodiversidade do local.

Aspectos naturais

Constitui-se basicamente das duas sub-espécies do cerrado: Cerradão e Campo Cerrado.

Relevo e clima

Possui duas estações bem definidas, inverno seco e verão chuvoso. O relevo predominante é ondulado com formações de canyons causados pelas chuvas e erosões.

Fauna e flora

Abriga vários e importantes exemplares como cachorro-do-mato, lagarto-teiú, tatu-galinha, gambá-de-orelha-branca e muitas espécies da avifauna local e migratórias. Flora: Possui mais de 100 espécies de árvores nativas como Ipê-amarelo, Ipê-verde, Ipê-roxo, Jatobá, Pequi, Cagaita, Jatobá, Jacarandá, Faveiro, Pau-terra, Angico, Araticum, Embaúba, Farinha-seca, dentre várias outras espécies.

Problemas e ameaças

Haja vista o Parque estar localizado no centro da cidade de Bom Despacho, todo seu entorno é cercado pela presença humana, dificultando ou impossibilitando o intercâmbio das espécies terrestres do cerrado na região. Devido a uma falta de conscientização da população circunvizinha ao Parque e a negligência dos governantes, o Parque tem sofrido muito com a poluição com vários pontos de acúmulo de lixo e entulho. Além do mais, o Parque não é cercado, permitindo a entrada de cavalos, que dispersam sementes de capins exóticos, os quais disputam espaço com a flora nativa. Além disso, os cavalos são portadores de carrapatos, o que pode propiciar o aparecimento de doenças graves, como a febre maculosa.

Fontes

https://www.instagram.com/matadobatalhao