Mudanças entre as edições de "Parque Nacional de São Joaquim"

 
Linha 8: Linha 8:
 
|State=Santa Catarina
 
|State=Santa Catarina
 
|Region=Sul
 
|Region=Sul
|City=São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará
+
|City=Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Lauro Muller e Grão Pará
 
|Category=Parque
 
|Category=Parque
 
|Biome=Mata Atlântica
 
|Biome=Mata Atlântica

Edição atual tal como às 19h18min de 21 de maio de 2020

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional de São Joaquim no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional de São Joaquim
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Santa Catarina
Município: Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Lauro Muller e Grão Pará
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 49.800 hectares
Diploma legal de criação: Decreto n° 50.922 de 6 de julho de 1961.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (49) 3278-4994

Endereço sede: Rua Felicíssimo R. Sobrinho, 1.542
Esquina, Urubici, Santa Catarina.
CEP: 88.650-000
Email: parna.saojoaquim@icmbio.gov.br

Índice

Localização

O Parna está situado na região serrana de Santa Catarina e abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará.

Como chegar

Pela via rodoviária: um dos acessos sai da capital (Florianópolis/SC) seguindo pela BR-282, sentido Lages/SC, na localidade de Santa Clara, município de Bom Retiro/SC. Vira-se à esquerda pela rodovia SC-438 (Serra do Panelão), e após 24 km chega-se ao município de Urubici/SC. Desse ponto até o parque são mais 27 km em estrada rural (sem pavimento), estrada geral do Morro da Igreja.

O segundo acesso segue pela BR-101, sentido Tubarão/SC. Quando chegar neste município, virar à direita sentido Orleans e de lá pela SC-438, conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. Passando a serra o visitante chega a Bom Jardim da Serra e de lá é possível conhecer o Cânion Laranjeiras ou seguir mais 80 km pela mesma estrada e chegar a Urubici.

Pela via aérea: há aeroporto na capital Florianópolis que recebe vôos regulares.

Ingressos

Não há cobrança de ingresso nos dois principais pontos de visitação.

O Parque pode ser visitado a ano todo, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

Horário de funcionamento da Parte Baixa: Inicia-se às 08h00, com permanência até às 17h00.

Horário Parte Alta: Das 07h00 às 14h30. A permanência estende-se até às 18h00

São recomendados condutores credenciados pelo Parque para fazer trilhas dentro da Unidade.

Fora do parque existem inúmeras atrações com cobrança de ingresso, onde se destacam o Snow Valley (Parque de Esportes de Aventura) e a Villa Francione (vinícola).

Onde ficar

Em Urubici, a 27 km do Parque, conta com uma rede de hospedagem, especialmente, de pousadas rurais. Jardim da Serra também conta com opções de acomodação.

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico vigente.

Histórico

A criação do parque, em julho de 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, que se encontram dentro de seus limites.

Atrações

Entre os atrativos estão a Pedra Furada e Morro da Igreja em Urubici que podem ser acessados por carro; e o Cânion Laranjeiras em Bom Jardim da Serra. Este atrativos tem acesso ruim e é possível alcançar apenas com carros grandes. É preciso ainda fazer um trecho a pé de 3 km.

Para fazer as trilhas dentro da Unidade é preciso ter guias credenciados. Na região nordeste do Parque encontra-se as maiores altitudes, sendo o ponto máximo o Morro da Igreja, com 1.822 metros. No centro do Parque também há áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1.650 metros. Essa região do parque é denominada Campos de Santa Bárbara.

Aspectos naturais

Esta Unidade destaca-se na preservação das Matas de Araucárias, Campos de Altitude e Matinhas Nebulares, além é claro da Mata Atlântica. A UC representa uma importante área de recarga e descarga do Aquífero Guarani e suas formações geológicas são destaque no turismo regional.

Relevo e clima

As temperaturas no Parque podem chegar a -13°c.

As rochas que formam o Parque são vulcânicas de basalto que datam de 133 milhões de anos.

Fauna e flora

Seu clima de frio intenso não permite o desenvolvimento de uma grande quantidade de fauna, mas há várias espécies ameaçadas de extinção na área e entorno do Parque

A fauna apresenta mamíferos como pacas, cachorros-do-mato, bugios e jaguatiricas. Entre as aves, encontram-se a gralha-azul, a curiaca, o caxinguelê e o surucuá-de-barriga-vermelha.

Problemas e ameaças

Atualmente, o Parna possui cerca de 20% de sua área já regularizada (áreas devolutas e indenizadas) e continua em processo para regularização de outras propriedades. Não possui Plano de Manejo. A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira e ou das listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção.

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/393/

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/196-parque-nacional-de-sao-joaquim.html

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2183-parna-de-sao-joaquim

Decreto criação: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_sao_joaquim.pdf

http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/

http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-de-sao-joaquim-2013-sc

https://www.facebook.com/pages/Parque-Nacional-de-S%C3%A3o-Joaquim/103807612990818?nr