Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel

Edição feita às 10h52min de 30 de agosto de 2018 por DudaMenegassi (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Fique por dentro das novidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel no Blog do WikiParques


Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Bahia
Município: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 6063 hectares
Diploma legal de criação: Criada em 05/11/98, portaria IBAMA 149/98-N.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Virgínia Londe de Camargos - (73) 31668703 / 3166-8755

estacaoveracel@veracel.com.br

Índice

Localização

BR 367, km 37, Porto Seguro, Bahia.

Coordenadas: 8199228/8186195 N e 481290/488301 E.

Como chegar

Localizada a 15 km do centro histórico de Porto Seguro, às margens da BR 367 (logo após a Polícia Rodoviária Federal), km 37, estrada que liga os municípios de Porto Seguro e Eunápolis.

Ingressos

Não há cobrança de ingresso.

Onde ficar

Na cidade de Porto Seguro existem várias opções de pousada e hotéis. http://www.portosegurotur.com/

Objetivos específicos da unidade

- Preservar a biodiversidade contida na RPPN EVC; - Propiciar a manutenção dos recursos hídricos existenstes na área da RPPN EVC; - Proteger espécies da fauna e flora ameaçadas de extinçao, tais como a Glaucis dohrnii (balança-rabo-canela); - Propiciar atividades de pesquisa e monitoramento condizentes com a categoria de manejo e o zoneamento existente; - Promover a educação e interpretação ambiental; - Ampliar a proteção de remanescentes da Mata Atlântica na área do entorno do Parque Nacional do Pau Brasil; - Integrar o manejo da RPPN EVC aos objetivos do Programa Corredores Ecológicos e outros projetos de conservação em âmbito regional/global.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A temperatura média é de 24,2°C, com precipitação média variando de mais de 1.100 mm a acima de 2.000 mm anuais, distribuida mais ou menos regularmente durante os meses do ano.

Fauna e flora

Vegetação: A RPPN EVC está está localizada dentro da região fitoecológica denominada Floresta Ombrófila Densa. Estrutural e fisionomicamente esta mata muito se assemelha à Amazônica. É alta, densa, latifoliada, sempre-verde, com poucas formas biológicas e muitas espécies, com estratificação bem definida e com epífitos vasculares. A floresta apresenta-se com estruturas pluriestratificada, sendo o sub-bosque e o estrato arbóreo os mais altos, com árvores altas frequentemente salientes, atingindo muitas vezes mais de 30m. Ocorre também a vegetação de mussununga, geralmente associadas a Florestas Ombrófilas Densas de Terras Baixas, em locais de solo arenoso, úmido e fofo. Ainda persistem algumas espécies localmente extintas em outras regiões da Mata Atlântica, tais como a anta (Tapirus terrestris).


Fauna: A RPPN EVC abriga uma rica fauna de vertebrados e ainda mantém uma grande parte da biodiversidade original, apesar do intenso desmatamento já ocorrido na região.

Problemas e ameaças

Supressão de vegetação para lenha e para fins medicinais. Desmatamento do entorno e caça são as principais ameaças à fauna da RPPN EVC.

Fontes

Plano de manejo RPPN Estação Veracel.