Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré/Serra Grande



http://observatorio.wwf.org.br/unidades/mapa/567/

Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré/Serra Grande
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Bahia
Município: Ilhéus, Uruçuca e Itacaré
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área: 62.960 ha
Diploma legal de criação: Plano de Manejo: Aprovado por Resolução nº 1.334, de 19/12/1996

Decreto Estadual de Ampliação nº 8.649 de 22 de setembro de 2003. Decreto 2.186, de 07/06/1993

Coordenação regional / Vinculação: Secretaria do Meio Ambiente da Bahia

INEMA Ilheus

Contatos: Endereço: Av. Rui Barbosa,1008 - Zidolândia - Itabuna/BA - CEP: 45.600-220

Emails: msouza@semarh.ba.gov.br e marco.silva@inema.ba.gov.br

Telefone: (73) 3211-8248

Índice

Localização

A APA localiza-se ao Norte da Costa do Cacau, ocupando uma faixa litorânea de 28 km de extensão, com uma área total de 62.960 ha e abrangendo os municípios de Uruçuca e Itacaré.

Como chegar

O aeroporto mais perto fica em Ilhéus (IOS) , conta com voos diários de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. O acesso terrestre a partir de Ilhéus é feito pela BA 001 seguindo o litoral.

Ingressos

N/A

Onde ficar

Ilhéus e Itacaré contam com boa estrutura de pousadas e hotéis.

Objetivos específicos da unidade

Proteger os remanescentes da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, garantindo a manutenção da biodiversidade e potencializando a atividade turística, valorizada ainda pela presença de falésias rochosas e um litoral espontaneamente belo.

Considerando:

1- que a faixa costeira compreendida entre a foz do rio de Contas e o riacho Sergi, nos Municípios de Itacaré e Uruçuca, apresenta a características de relevante importância para a preservação ambiental, tendo em vista a presença de falésias rochosas associadas a remanescentes de Mata Atlântica e planícies costeiras com a presença de vegetação de restinga, além de importante ecossistemas marinhos, constituindo valioso patrimônio ambiental;

2- que a região, por suas características naturais de apreciável valor cênico, favorece o desenvolvimento do turismo ecológico, compatível com as exigências para o desenvolvimento sustentado da região;

Esta unidade tem como objetivo:

1- promover o ordenamento das atividades econômicas, sociais e humanas no interior das áreas de interesse relevante para proteção ambiental.

Histórico

A APA abriga uma região costeira de relevante importância ecológica, com o relevo de falésias e planícies costeiras, associada à vegetação de Mata Atlântica e restinga; conjunto de praias de formação singular e aspecto selvagem; manguezais; matas ciliares e bolsões de desova de tartaruga marinhas nas praias. A região tem clima considerado Tropical Super Úmido, sem estação seca acentuada.

Atrações

Rio de Contas, onde são praticados passeios turísticos.

Cachoeiras, com pequenas quedas d’água.

Praias da Barra do Sargi, Pé de Serra, Pompilho, Patizeiro, Itacarezinho, Engenhoca, Jeribucaçu, Prainha, São José, Siríaco, Ribeira, Costa, Tiririca, Resende e Conchas.

Trilhas contemplativas na exuberante Mata Atlântica.

Em Itacaré, destaca-se o aspecto arquitetônico através da Igreja de São Miguel e, ainda, a Festa de São Miguel, as comemorações do Dois de Julho e a Puxada de Rede.

Em Serra Grande, destaca-se a Festa de São Pedro e as atividades do artesanato local.

Aspectos naturais

Geologia

Predominantemente formada por rochas pré-cambrianas que formam o substrato cristalino local, recobertas pelo sedimentos tércio-quaternários.

Hidrologia

Os principais cursos d´água que banham a APA são o Rio de Contas, riachos das Piabas, Sargi, Candeeiro, Jeribucassu, Burundanga, Itacarezinha, Tijuípe, Tijuípe Pequeno e Ribeira Grande.

Relevo e clima

Relevo

Caracterizada pelas unidades geomorfológica (complexos praias, aluviais e estuarinos; tabuleiros costeiros e tabuleiros pré-litorâneos), tipos de modelados (sedimentos de acumulação e de dissecação) e dinâmica atual do relevo.

Solo

Os materiais que originam os solos da APA são: sedimentos da formação Barreiras, rochas ácidas, sedimentos de origem marinha e materiais aluviocoluvionares. Apresenta classes como: latossolo amarelo; podzol mais hidromórficos; latossolo vermelho amarelo cascalhento distrófico a moderado; glei pouco húmico; solos indiferenciados de mangue; solos aluviais; areias quartzosas marinhas; areias quartzosas distróficas e latossolo vermelho amarelo distrófico.

Fauna e flora

A APA de Costa de Itacaré/ Serra Grande apresenta ecossistemas de grande importância como Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Densa, Restinga e Manguezal. Ocorrem 211 espécies de vertebrados, dentre ele 122 de avefauna, 48 répteis, 37 mamíferos e 5 de anfíbios. Espécie endêmica da flora

Problemas e ameaças

Ocupação desordenada nos núcleos urbanos. Lançamento de esgotos domésticos nos rios e praias. Invasão de áreas de Preservação Permanentes. Disposição inadequada de resíduos sólidos. Extração ilegal de areia. Pesca predatória. Desmatamento e queimadas.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=309

http://www.meioambiente.ba.gov.br/conteudo.aspx?s=APAITACA&p=APAAPA