APA Morro da Pedreira

A Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira está localizada nos Municípios de Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Jabuticatubas, Taquaraçu de Minas, Itabira e José de Melo, estado de Minas Gerais na região sudeste do Brasil. O bioma predominante é o Cerrado.[1] A criação da APA do Morro da Pedreira garante a proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó e o conjunto paisagístico de parte do maciço do Espinhaço, tem por objetivo proteger e preservar o Morro da Pedreira, sítios arqueológicos, a cobertura vegetal, a fauna silvestre e os mananciais, cuja preservação é de fundamental importância para o ecossistema da região. (informação tirada do Decreto de Criação da APA, DECRETO No 98.891, DE 26 DE JANEIRO DE 1990.



APA Morro da Pedreira
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Minas Gerais
Município: Conceição do Mato Dentro (MG), Itabira (MG), Itambé do Mato Dentro (MG), Jaboticatubas (MG), Nova União (MG), Morro do Pilar (MG), Santana do Riacho (MG), Taquaraçu de Minas (MG)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Cerrado
Área: 131.769,37 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 98.891 de 26 de janeiro de 1990
Coordenação regional / Vinculação: CR11 -Lagoa Santa
Contatos: (31) 3718-7469 / 3718-7484

apa.morrodapedreira@icmbio.gov.br

Índice

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2058-apa-do-morro-da-pedreira.html