Chapada limpa


A reserva Extrativista Chapada Limpa está situada em uma área de transição entre o cerrado, caatinga e Amazônia, abrigando espécies importantes para o ecossistema desses biomas. Também se localiza no estado do Maranhão, no município de Chapadinha e possui aproximadamente 11.971 hectares.

Tem como atividades principais o agroextrativismo realizado pelas comunidades tradicionais, tendo o bacuri como seu principal produto extrativista. Além deste, há a extração de babaçu, buriti, juçara e bacaba. Além da ação agroextrativista, também é presente a agricultura de arroz, feijão, milho e outros. Todos esses produtos naturais servem de subsistência e fonte de renda para essas populações regionais.

'Coordenadas: 3º 56' 25" S 43º 30' 53" O



Chapada limpa
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Maranhao
Município: Chapadinha
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Cerrado
Área: 11.971,00 hectares
Diploma legal de criação: Dec s/nº de 26 de setembro de 2007
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR5 – Parnaíba

Contatos: Telefones: (86) 3321.1615/ 3323.9821

Índice

Localização

Rua Merval Veras, nº 80, Bairro Nossa Senhora do Carmo, Parnaíba/PI - 64.200-030

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O objetivo da reserva é proteger o modo de vida dos extrativistas e população tradicional, além do uso sustentável do cerrado.Também busca pôr fim a um longo período de tensão social na região, entre fazendeiros e camponeses.

Histórico

A solicitação inicial para a criação da reserva extrativista se deu a um abaixo-assinado realizado pelo povo do Juçaral. Isso chamou a atenção por parte do governo, que transferiu ao Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) o encargo de realizar vistorias técnicas da região, para estudar o potencial da área em se tornar uma nova unidade de conservação. Através desses estudos, concluiu-se que a área seria apta a uma reserva extrativista, então realizou-se uma consulta pública da população de Chapadinha, onde toda a sociedade teve a oportunidade de opinar a respeito da criação de uma unidade de conservação na área.

A proposta alcançou a ministra do meio ambiente da época ditada (Marina Silva), que encaminhou-a para a presidência pública, dando a oportunidade do então presidente Lula criar um decreto presidencial em 26 de setembro de 2007, efetivando a criação da unidade de conservação.

O estado do Maranhão recebeu então sua quinta reserva extrativista e primeira de bioma predominante sendo o cerrado.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2103-resex-chapada-limpa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Extrativista_Chapada_Limpa

http://redecerrado.blogspot.com/2007/10/cerrado-ganha-primeira-reserva.html