Parque Estadual Serra do Aracá

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Estadual Serra do Aracá está localizado na fronteira do Amazonas com a Venezuela, na região de montanhas da Amazônia, conhecida por seu alto nível de endemismo de espécies.


Carregando mapa...
Parque Estadual Serra do Aracá
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Amazonas
Município: Barcelos
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 1.818.700 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 12.836, de 09 de março de 1990.
Coordenação regional / Vinculação: Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) / Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas
Contatos: Manaus: Rua Mário Ypiranga (antiga Recife) 3280, Parque 10 de Novembro, CEP 69050-030, Manaus – AM.

Telefone: (92) 3642 4607

Localização

Município de Barcelos, Amazonas.

Pontos Extremos: Norte: 2o12’33”N, -63o22’33”O; Sul: 0o42’36”N, -63o22’47”O; Leste: 1o56’16”N, -62o42’15” O; Oeste: 1o 30’16” N, -64o13’36”O; Centróide: 1o27’42”N; -63o28’03”O.

Como chegar

A partir da sede municipal de Barcelos. Por via fluvial, segue-se pelo rio Negro, adentrando-se um de seus afluentes na margem esquerda, o Rio Demini, e deste, o rio Aracá, e deste, o rio Jauari. Aproximadamente 2 dias de viagem em bote rápido.

Ingressos

O Parque ainda nào apresenta infraestrutura para visitação, no entanto o CEUC pode dar mais informações.

Onde ficar

Não há infraestrutura, necessidade de logística para acampamento.

Objetivos específicos da unidade

Preservar os ecossistemas naturais englobados, contra quaisquer alterações que os desvirtuam, destinando-se a fins científicos, culturais, educativos e recreativos.

Histórico

O Parque Estadual Serra do Aracá foi criado em 1990. Dois anos depois, foi reconhecida a Terra Indígena Yanomami, com território sobreposto ao parque. Hoje, essa sobreposição representa um entrave para efetiva implementação do parque, que até hoje não possui seu Plano de Manejo.

Atrações

O parque abriga a maior cachoeira do Brasil, porém não existe nenhuma infraestrutura, nem mesmo trilhas demarcadas para assistir o visitante. Os interessados em conhecer a unidade precisam de uma autorização prévia da SEMA.

Aspectos naturais

O parque tem em seu território os seguintes rios: Negro, Aracá, Padaueri, Demini, Quiunim, Caurês Jufaris e Jaú; Lagos: Pedras e São Roque e Paranás: Floresta e Piloto.

Relevo e clima

O relevo varia de plano a suave ondulado. A área é identificada como Planície Amazônica, onde destacam-se furos, paranás e depósitos lineares fluviais recentes.

A temperatura média é de 28°C.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

O parque não possui infraestrutura de uso público, tampouco equipe própria de fiscalização. Um dos principais problemas da unidade é a mineração.

Fontes

Plano de Manejo do Parque Estadual do Aracá (no prelo)

http://sistemas.mma.gov.br/portalcnuc/rel/index.php?fuseaction=portal.exibeUc&idUc=1008

Decreto de criação do Parque Estadual Serra do Aracá