Parque Estadual do Turvo

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual do Turvo no Blog do WikiParques


Parque Estadual do Turvo
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio Grande do Sul
Município: Barra do Guarita, Derrubadas, Esperança do Sul
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 17492
Diploma legal de criação: Decreto nº 17.432, de 11/08/1965
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Contatos: Endereço: Centro Novo - Derrubadas - Derrubadas/RS

CEP: 98.528-000 E-mail: 1. parque-turvo@sema.rs.gov.br Telefone: 1. (51) 3288-8109

Localização

Localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones.

Como chegar

A cidade de Derrubadas dista, aproximadamente, 490 km de Porto Alegre, capital do Estado. Os principais acessos ao Parque a partir de Porto Alegre são:

- pela BR-386, até o município de Sarandi, seguindo pela RS-569 até Palmeira das Missões, pela RS-468 até Coronel Bicaco e, por fim, pela RS-330 até o município de Derrubadas;

- pela BR-386, até o município de Frederico Westphalen, seguindo pela RS-472 até Tenente Portela e, por fim, pela RS-330 até o município de Derrubadas.

A partir de Misiones, na Argentina, o ponto mais próximo para travessia do rio Uruguai é em El Soberbio, seguindo por Tiradentes do Sul, Três Passos e Tenente Portela, pela RS-472 e, por fim, pela RS-330 até o município de Derrubadas.

De Santa Catarina chega-se por Itapiranga, onde existe uma balsa para travessia do rio Uruguai e depois por Barra da Guarita pela RS-163, logo após pela RS-472 por Vista Gaúcha e Tenente Portela e, finalmente, pela RS-330 até o município de Derrubadas.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger os processos naturais essenciais para a persistência e evolução das comunidades, em especial os processos de sucessão, o regime hídrico do rio Uruguai e dos arroios tributários.

Histórico

Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul.

Atrações

A principal atração é o Salto do Yucumã ou ou Grande Salto Moconã, a maior queda d'água longitudinal do mundo, com 1 800 m de extensão e até 20 m de altura. Em idioma guaraní Moconá significa "que todo o engule".

Aspectos naturais

O Parque Estadual do Turvo preserva uma significativa amostra da Mata do Alto Uruguai, representando o último fragmento original gaúcho dessa floresta. Outro grande fragmento existente na região, mas que não apresenta o mesmo grau de conservação, é a Terra Indígena do Guarita, que, no entanto, possui certa conectividade com o parque, através das matas do lajeado Parizinho.

Relevo e clima

Relevo acidentado; altitudes entre 100 m e 400 m; nascentes de vários arroios; leito rochoso do rio Uruguai formando cachoeira longitudinal ao rio (Salto do Yucumã), com 1.800 m de extensão e até 20 m de altura de grande potencial cênico.

Fauna e flora

Floresta primária; rio Uruguai e vegetação reófita; vegetação rupestre; arroios e banhados de cabeceira; mais de 700 espécies de plantas fanerógamas e pteridófitas; cerca de 290 espécies de aves; mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte; muitas espécies de raras ou regionalmente ameaçadas: aves, anfíbios, mamíferos e plantas; várias espécies de plantas vasculares, aves e mamíferos globalmente ameaçadas.

Problemas e ameaças

Necessidade da conexão com as extensas áreas de floresta em território argentino contíguas ao Parque e relativamente contínuas até o P.N. Iguaçu, istência de espécies de aves e mamíferos de médio e grande porte, incluindo espécies globalmente ameaçadas; risco de isolamento pelo desmatamento acelerado no lado argentino e projetos de construção de barragens no rio Uruguai, nas proximidades do Parque ou compreendendo seus limites; caça furtiva; extração clandestina de jabuticabas; contaminação das cabeceiras dos arroios situadas fora do Parque por agrotóxicos e resíduos urbanos; pressão turística acima da el; estrada que dá acesso ao Salto do Yucumã corta áreas de mata primária ao longo de 15 km, favorecendo o ingresso de espécies exóticas, acumulando resíduos, risco de atropelamento de fauna e contaminantes e afugentando e matando animais.

Fontes

Plano de Manejo