Floresta Nacional de Açungui

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar




Floresta Nacional de Açungui
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: Campo Largo (PR)
Categoria: Floresta
Bioma: Mata Atlântica
Área: 718,66
Diploma legal de criação: Portaria nº 559, de 25 de outubro de 1968
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Contatos: Endereço: CAIXA POSTAL 937 - Dist. Três Córregos - Campo Largo/PR - CEP: 83.600-970

E-mail: caio.medeiros@icmbio.gov.br, cibele.munhoz@icmbio.gov.br, maria.portes@icmbio.gov.br e walter.steenbock@icmbio.gov.br
Telefone: (41) 3292-6470

Localização

A Floresta Nacional (FLONA) do Açungui, encontra-se localizada no município de Campo Largo, (PR).

Como chegar

Ingressos

O local só pode ser visitado com um guia acompanhante.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

Histórico

Dos 719,32 ha da Flona, 400,18 ha são povoamentos de A. angustifolia. Estes povoamentos foram plantados nas décadas de 1940 e 1950. O plantio de A. angustifolia na FLONA do Açungui, bem como os demais plantios estabelecidos pelo então Instituto Nacional do Pinho na década de 1940, tinha como objetivo a exploração madeireira para fins comerciais, sendo realizado com adensamento elevado.

Atrações

Aspectos naturais

Solo

Predominam na região da FLONA do Açungui os argissolos vermelho-amarelos e os cambissolos háplicos.

Geologia

A FLONA do Açungui localiza-se na região central de uma formação granítica (Granito Três Córregos e Granito do Cerne), envolvida por rochas da Formação Camarinha e da Formação Água Clara.

Hidrologia

FLONA do Açungui está inserida na área ocupada pela Bacia do Ribeira, mais especificamente na bacia do rio que dá nome à unidade, o rio Açungui.

Relevo e clima

Relevo

A região da FLONA do Açungui apresenta relevo bastante acidentado, com vales profundos e espigões alongados. Dominam a paisagem os divisores de águas formados por espigões de quartzito. Devido ao mergulho das rochas, é possível observar algumas elevações com formas em cabeço de estrato do tipo "hogback", ou seja, com inclinação semelhante a uma cuesta, com mergulho de camadas superior a 30 graus. O alinhamento geral dessas elevações segue a orientação estrutural sudeste-nordeste e condiciona a denagem que, ao acompanhar as falhas do terreno, assume padrão anguloso, retangular. Além disso, as intrusões (diques) de diabásio também auxiliam na estruturação do relevo e na definição da drenagem.

Clima

A temperatura média anual de 15ºC e geadas freqüentes no inverno. A precipitação média anual situa-se entre 1250 e 2500 mm, com distribuição uniforme durante todo o ano.

Fauna e flora

Fauna

Encontra-se com freqüência a gralha azul, a cotia, o tatu, o veado e serelepe.

Flora

A FLONA do Açungui está inserida no domínio da Mata Atlântica, em área da Floresta Ombrófila Mista. Em função de sua localização, sofre influência da Floresta Ombrófila Densa em sua parte mais baixa, uma zona de tensão ecológica. Sua área é composta, em termos amplos, de cerca de 50% com plantios de araucária, cerca de 50% com florestas nativas em diferentes estágios de sucessão e uma pequeníssima porcentagem de área com plantios de espécies exóticas.

Levantamento realizado na área de plantio de araucária demonstrou um supreendentemente alto índice de diversidade (H'=3,15), com uma equitabilidade (J) de 0,77, indicando uma distribuição homogênea das espécies. O índice de diversidade de Simpson (1-D) foi de 0,926, apontando ausência de dominância de umas poucas espécies sobre as demais. Também foi observada uma grande ocorrência de orquidáceas nesses povoamentos.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=77

http://www.folhadecampolargo.com.br/vernoticia.php?id=925

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2216-flona-do-acungui

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/141599/1/Doc282.pdf