Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio

Fique por dentro das novidades d0 Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio no Blog do WikiParques



Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Serro (MG)
Categoria: Monumento Natural
Bioma: Cerrado
Área: 2.199 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 45.614 de 6 de junho de 2011
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
Contatos: Gestor: Gabriel Carvalho de Ávila

Endereço: Rua do Campo, 125
CEP: 39150000
Bairro: Centro
UF: MG
Cidade: Serro
Site: http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas
Telefone: (38) 35414131, (38) 3541410
E-mail: [mailto: leonardo.costa@meioambiente.mg.gov.br leonardo.costa@meioambiente.mg.gov.br] (gerente da unidade), aristonio.correia@meioambiente.mg.gov.br (monitor ambiental), lajeado.raio@meioambiente.mg.gov.br

Índice

Localização

O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio está localizado no município de Serro, diretamente ligado ao distrito de Milho Verde, no entorno de São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari.

Como chegar

As principais formas de acesso partindo de Belo Horizonte são: pela MG 10, passando pela Serra do Cipó, chegar a Conceição do Mato Dentro e seguir sentido ao Serro. O trecho possui 215 km de Belo Horizonte, sendo 150 km de trecho asfaltado e 65 km de estrada de terra. Outra opção de trajeto é pela cidade de Curvelo, sentido Diamantina, passando pela MG 259. Trecho todo asfaltado.

Distância de Belo Horizonte: 215 km

Ingressos

Apesar de não ser aberta oficialmente ao público, a Unidade recebe milhares de visitantes do Estado e do país anualmente e possui um altíssimo uso público.

Horário de funcionamento: O Monumento Natural da Várzea do Lajeado e Serra do Raio é uma unidade considerada fechada e por tal não possui portaria.

Onde ficar

A Unidade não possui alojamentos e centro de visitantes, porém, possui uma sede que fica localizada em frente à entrada do Lajeado.

Objetivos específicos da unidade

Preservar Sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Histórico

Atrações

Dentre os atrativos turísticos, destacam-se as Cachoeiras do Lajeado, do Carijó, do Canelau, do Arco-íris e da Ema, todas próximas ao portal de entrada do Monumento Natural. Além das cachoeiras, há também as Serra dos Santos, do Ouro e de Santo Antônio, o Pico do Raio, ponto mais alto da unidade de conservação com 1.430 metros de altitude, a Ponte de Pedra, a Casa do Mocó, onde é possível visualizar a maior parte da unidade e as pinturas rupestres, que são um marco de registro histórico na região.

Aspectos naturais

A Várzea do Lajeado e Serra do Raio representam uma área de grande importância paisagística e ambiental para os habitantes da região do Alto Vale do Jequitinhonha, além de abrigar uma grande diversidade de habitats e espécies.

No interior do Monumento Natural Várzea do Lajeado e Serra do Raio nascem importantes rios e córregos como o Rio Capivarí, o Rio das Pedras, o Córrego do Lajeado e o Córrego do Feijão.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Página no IEF
Página do CNUC