Mosaico Bocaina

O Mosaico Bocaina foi reconhecido em 2006 e compreende uma área de 222 mil hectares de Mata Atlântica na região do Vale Paraíba do Sul. Entre os estados do São Paulo e do Rio de Janeiro, o mosaico abrange 18 unidades de conservação dos três diferentes níveis de governo, além de RPPNs.


Carregando mapa...
Mosaico Bocaina
Esfera Administrativa:
Estado: Rio de Janeiro
Município: Angra dos Reis (RJ), Itaguaí (RJ), Mangaratiba (RJ), Paraty (RJ), Rio Claro (RJ), Areias (SP), Bananal (SP), Caraguatatuba (SP), Cunha (SP), Natividade da Serra (SP), São José do Barreiro (SP), São Luiz de Paraitinga (SP), Silveiras (SP) e Ubatuba (SP)
Categoria: Mosaico
Bioma: Mata Atlântica
Área: 222.000 hectares
Diploma legal de criação: Portaria de Reconhecimento nº 349, de 11 de dezembro de 2006
Coordenação regional / Vinculação: IBAMA; FEEMA/SEMADUR; Prefeitura Municipal de Parati; e Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São

Paulo

Contatos: Telefone: (12) 3117-2143// 3117-1225// 3117-2183 // 3117-2188

Índice

Localização

O Mosaico Bocaina está localizado na região do Vale Paraíba do Sul, no litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. O Mosaico engloba 14 municípios de ambos os estados.

Como chegar

Ingressos

Cada UC que integra o mosaico possui a sua própria política de cobrança (ou não) de ingressos.

Onde ficar

Existem múltiplas opções de hospedagem nos municípios que circundam as UCs do mosaico.

Objetivos específicos da unidade

Um Mosaico de Unidades de Conservação tem por objetivo estimular a gestão integrada de unidades de conservação de uma região, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento sustentável da região.

A sua implementação requer o planejamento e a execução de ações de forma integrada, objetivando o desenvolvimento sustentável da região, priorizando a preservação da paisagem, da biodiversidade, e o desenvolvimento de atividades produtivas ligadas à cultura local, à mata e aos ambientes marinhos.

Histórico

O Mosaico Bocaina foi instituído pela Portaria MMA nº 349, de 11 de dezembro de 2006. O reconhecimento de um mosaico é feito pelos órgãos gestores das unidades de conservação.

A maior parte das unidades de conservação que compõem o Mosaico Bocaina apresentam algum tipo de ocupação humana em seu interior, em boa parte composta por povos e comunidades tradicionais entre caiçaras, caipiras, quilombolas e indígenas.

O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação, de âmbitos federal, estadual e municipal e suas respectivas zonas de amortecimento, localizadas no Vale do Paraíba do Sul, litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo:

14 municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo 18 Unidades de Conservação e suas zonas de amortecimento 05 Terras Indígenas 04 Quilombos

A região integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, um “hotspot”, uma das áreas mais ricas em biodiversidade em toda a Mata Atlântica. O território do Mosaico abriga importantes maciços florestais totalizando cerca de 222 mil hectares, sob condições especiais de manejo e proteção legal.

Atrações

Dentro do Mosaico Bocaina estão 18 Unidades de Conservação:


Área de Proteção Ambiental Municipal da Baía de Paraty

Área de Proteção Ambiental do Cairuçu

Área de Proteção Ambiental de Tamoios

Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte e Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião

Estação Ecológica de Bananal

Estação Ecológica de Tamoios

Parque Estadual Cunhambebe

Parque Estadual da Ilha Grande

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Reserva Ecológica da Juatinga

Reserva Biológica da Praia do Sul

Parque Estadual Marinho de Aventureiro

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Área de Proteção Ambiental Silveiras

Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Portaria de Reconhecimento do Mosaico Bocaina

Regime interno do Conselho Consultivo Mosaico Bocaina

Mapa do Mosaico Bocaina

http://www.icmbio.gov.br/portal/mosaicosecorredoresecologicos/moscaicos-reconhecidos-oficialmente/1869-mosaico-bocaina

www.bocaina.org.br