Parque Estadual Alberto Löfgren



Parque Estadual Alberto Löfgren
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 187 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto estadual nº 25.341, de 4 de junho de 1986.
Coordenação regional / Vinculação: O Parque Estadual Alberto Löfgren é pertencente à Unidade de Conservação de Proteção Integral e é administrado pelo Instituto Florestal de São Paulo .
Contatos: Endereço: Rua do Horto,931 – Horto Florestal, São Paulo.

Tel: (11) 22318555/ 2232-3117 ou 2231-8555 ramais 2056 e 2028.

E-mail: peal@if.sp.gov.br

Índice

Localização

Parque Estadual Albert Löfgren é localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Situa-se ao sopé da Serra da Cantareira a 15 Km do centro. A zona norte de São Paulo abriga uma parte da Mata Atlântica, a Serra da Cantareira, que é maior floresta urbana do mundo.

Como chegar

Há várias linhas de ônibus partindo do terminal Santana e Parada Inglesa que passam pelo local, entre as quais as de números 2740/41 Metro Parada Inglesa • Horto Florestal (ponto final),1018/10 Metro Santana • Vila Rosa e 1775/10 Metro Santana • Vila Albertina, entre outras. Caso vá de carro, há estacionamento gratuito para veículos no parque com entrada pela Av. Santa Inês.

Ingressos

Horário de Visitação:

Diariamente das 06h às 18h.

Excepcionalmente das 6h às 19h, no horário de verão.

A Entrada é franca.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservar e proteger o patrimônio natural e cultural do País, mantendo as características naturais, os processos ecológicos e a biodiversidade.

Histórico

O Parque Estadual Albert Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal foi criado em 1896 pelo sueco e botânico Albert Löfgren da Comissão Geográfica e Geológica do Estado, criada em 1886, com o objetivo de realizar dados detalhados sobre o clima, solo, hidrologia do Estado de São Paulo, entre outra informações.

Foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo. Criada no final do século XIX com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca, para a instalação do Horto Botânico, foi a base para a criação do Serviço Florestal no estado, hoje Instituto Florestal – órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Com beleza cênica e imensidão verde – atributos naturais para preservação permanente, abriga um mosaico diversificado de espécies vegetais e tem grande importância como área de lazer e recreação na Zona Norte da Cidade.

O Horto possui uma área de 187 hectares sendo que 35 são destinados ao Uso Público.

Atrações

A UC possui trilhas, atividades voltadas para a terceira idade como: dança, yoga e ginástica. Existe o Núcleo de Educação Ambiental com teatro de fantoches e oficinas. Os visitantes podem conhecer : o Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo que fica no interior do Parque, o Museu Octávio Vecchi , mais conhecido como o Museu da madeira, fundado em 1931, que possui o maior acervo de madeiras da América Latina . Outra atração do Horto é a Pedra Grande, uma enorme rocha onde é possível avistar a cidade de São Paulo e também, a Serra do Mar.

Aspectos naturais

O Parque possui uma beleza singular com sua imensidão verde, com muitas árvores, plantas, lagos. Conhecido como Horto Florestal de São Paulo, o Parque Estadual Alberto Löfgren, tem uma grande importância histórica, pois foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo.

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

O parque é rico em biodiversidade. Em relação à Flora, o Parque é constituído de uma diversidade de árvores nativas e exóticas como: eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria, Pau-Brasil, Carvalho-Nacional, Pau-Ferro e Jatobá. A UC conta também com diversas espécies de Pinheiros plantados, em 1896, pelo fundador do parque, Alberto Löfgren.

Fauna

Há várias espécies animais como: o macaco-prego, gambá, esquilos, capivaras, tucanos, socós, maritacas, garças, tico-ticoss, jacus, serelepes, garças, marrecos, martim pescadores e mergulhões, além de algumas espécies de peixes.

Problemas e ameaças

Fontes

http://hortoflorestal.sp.gov.br/

http://www.areasverdesdascidades.com.br/2012/06/parque-estadual-alfredo-lofgren-antigo.html

http://www.terraconsciente.com.br/por-dentro-do-parque-estadual-alberto-lofgren-o-horto-florestal/