Parque Estadual Cerca Grande

Localizado no distrito de Mocambeiro município de Matozinhos, o Parque Estadual Cerca Grande é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo IPHAN em nível nacional. Está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil, esta região é considerada o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira. O Parque, entretanto, ainda não está aberto para visitação, apenas para pesquisa.



Parque Estadual Cerca Grande
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Matozinhos
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 134,1915 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 45.398 de 14 de junho de 2010.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais
Contatos: Endereço: Rua domingos Gomes Ferreira n°81, Bairro Mocambeiro, Cidade Matozinhos.

Telefone: (31)3712-8118 E-mail: sapvetornorte.mocambeiro@meioambiente.mg.gov.br Gerente: Mariângela de Fátima Araújo E-mail: mariangela.araujo@meioambiente.mg.gov.br

Índice

Localização

Como chegar

Para chegar, saindo de Belo Horizonte de carro pegar a MG424 sentido Matozinhos, chegando ao trevo de Matozinhos já sinalizado, siga a direita em direção a Mocambeiro. Em Mocambeiro a sede fica depois da igreja Católica seguindo pela direita, uma casa de cor amarela do lado esquerdo da rua.

Ingressos

O Parque Estadual Cerca Grande ainda não está aberto à visitação ao público em geral, apenas para pesquisa e intuito educacionais.

Onde ficar

A região conta com a presença de hotéis.

Objetivos específicos da unidade

A preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Histórico

O Parque Estadual Cerca Grande foi criado em 14 de junho de 2010, através do Decreto Estadual nº 45.398. A unidade de conservação é um dos mais importantes e expressivos sítios arqueológicos do Brasil. A Lapa da Cerca Grande, é um verdadeiro patrimônio e templo de conhecimento sobre nossa aventura na terra. Este sítio vem tendo um importante papel nas ciências mundiais desde quando foi descrito pela primeira vez por Peter Lund em 1835.

Atrações

Aspectos naturais

O Parque Estadual Cerca Grande é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo IPHAN em nível nacional. Está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil, esta região é considerada o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira.

Relevo e clima

O clima é tropical.

Fauna e flora

O Parque Estadual Cerca Grande abriga espécies da flora como açoita-cavalos (Luehea divaricata), catiguás (Trichilia catigua e T. clausenii) e algumas árvores de jequitibá branco (Cariniana estrellensis), pau ferro (Machaerium scleroxylon) e louro-branco (Bastardiopsi densiflora), entre outras.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=2594

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/parques-estaduais/1414