Parque Estadual Fritz Plaumann




Parque Estadual Fritz Plaumann
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Santa Catarina
Município: Concórdia
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 741,6 ha
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 797 de 24 de setembro de 2003.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA, sob cooperação técnica com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, denominada Equipe Co-gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann - ECOPEF.
Contatos: Endereço: caixa postal 145 - Sede Brum - Concórdia/SC

CEP: 89.700-000

E-mail: 1. contato@parquefritzplaumann.org.br

Telefone: 1. (49) 9978-3198

Índice

Localização

O Parque Estadual Fritz Plaumann está situado no município de Concórdia, no Estado de Santa Catarina, às margens do Rio Uruguai, em área diretamente afetada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itá. Encontra-se entre as coordenadas 27º 16’18” e 27º 18 ́57” de latitude Sul, 52º 04’ 15” e 52º 10’ 20” de longitude Oeste, junto à foz do rio dos Queimados, que tem sua nascente próximo à sede do mesmo município.

Como chegar

Seguir pelas rodovias SC-283, SC-462 ou BR-153 até Concórdia e do centro urbano do município pela estrada municipal sentido comunidade Linha Sede Brum.

Ingressos

Quartas, Quintas e Sextas-feiras:

Pela manhã somente com agendamento.

Horário: das 8:00 às 12:00 horas.

A tarde os portões estão abertos ao público.

Horário: das 14:00 às 17:00 horas

Sábados: Aberto ao público. Horário: das 9:00 às 17:00 horas

Domingos: Aberto ao público Horário: das 13:00 às 18:00 horas

Fone: (49) 9978 3198 Após as 18:00 horas

Onde ficar

Hotéis e pousadas no entorno da região do Parque.

Objetivos específicos da unidade

Preservação ambiental, educação ambiental, uso público e pesquisa científica.

Histórico

Criado através do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, é a primeira e única Unidade de Conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina a preservar remanescentes da Floresta Estacional Decidual – Floresta do Alto Uruguai, pertencente á Zona Núcleo da Reserva da Biosfera de Domínio da Mata Atlântica.

Situado no município de Concórdia, o Parque tem 717,48 Hectares, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai.

É uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à proteção da natureza, à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico. A criação do Parque está intimamente ligada ao processo de instalação de uma Usina Hidrelétrica junto à calha do rio Uruguai, processo que se iniciou entre os anos de 1990 a 2000 e deu origem a construção da Usina Hidrelétrica Itá até o ano 2000, e o Parque veio a ser criado como medida de compensação ambiental pela instalação da Usina.

O nome Parque Estadual Fritz Plaumann, é uma homenagem ao ilustre naturalista e entomólogo (especialista em insetos), Fritz Plaumann (1902 – 1994), que ao longo de 70 anos de muito empenho e dedicação reuniu uma coleção com mais de 80 mil exemplares de insetos, que estão expostos no Museu Entomológico Fritz Plaumann, localizado no município de Seara, Distrito de Nova Teutônia, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.

Atrações

O parque Estadual Fritz Plaumann conta com os seguintes atrativos:

Centro de Visitantes: Sala de exposição - Dispondo de maquete, painéis com imagens e mapas ilustrativos e interpretativos; Auditório para realização de reuniões, palestras e exibição de vídeos educativos; Sala de Estudos; Alojamento para pesquisadores; Estrutura para portadores de necessidades especiais;

Trilha do Lajeado Cruzeiro- Com placas interpretativas, pontilhões, decks e uma ponte pênsil com 30 metros de comprimento por 17 metros de altura sobre o Lajeado Cruzeiro. O visitante poderá apreciar quedas d'água e entender a importância da conservação dos recursos hídricos, bem como sua relação com o ambiente.

Trilha das Marrequinhas - Contempla uma passarela em palafita e placas interpretativas que evidenciam aspectos da ecologia de rios e do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itá. Permite o acesso para portadores de necessidades especiais.

Trilha do Mirante - Oferece estrutura para observação do Rio Uruguai e Rio dos Queimados, ambos alagados pelo reservatório da UHE Itá, um dos pontos de maior altitude do Parque Estadual Fritz Plaumann e contando com placas interpretativas que ilustram a transformação da paisagem da região.

Trilha da Canafístula - Um dos fragmentos florestais mais íntegros conservação, sendo possível apreciar nascentes de água, diversas e importantes espécies da fauna e flora nativa da Floresta Estacional Decidual.

http://parquefritzplaumann.org.br/atrativos

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

A fauna é bastante diversificada e compõe-se de algumas espécies como: s aves macuco (Tinamus solitarius), anu-coroca (Crotophaga major) e pavó (Pyroderus scutatus), e os mamíferos paca (Cuniculus paca), leão-baio (Puma concolor) e o gato-maracajá (Leopardus wiedii).

Problemas e ameaças

Flora ameaçada de extinção: canela-sassafrás (Ocotea odorifera);

Fauna ameaçada de extinção: as aves macuco (Tinamus solitarius), anu-coroca (Crotophaga major) e pavó (Pyroderus scutatus), e os mamíferos paca (Cuniculus paca), leão-baio (Puma concolor) e o gato-maracajá (Leopardus wiedii).

Fontes

http://www.parquefritzplaumann.org.br/

http://observatorio.wwf.org.br/site_media/upload/gestao/planoManejo/Plano_de_Manejo_do_PE_Fritz_Plaumann.PDF