Parque Estadual Marinho Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho entre as Unidades de Conservação do Estado. Criado em 1993, tem cerca de 5 mil hectares na cidade de Santos, com importância para a conservação da diversidade biológica na costa estadual. A ausência de outras formações rochosas ou ilhas na região permite uma grande concentração de peixes de passagem e recifais na área, que inclui também os Parcéis. O Parque ainda ponto de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Marinho Laje de Santos no Blog do WikiParques


Parque Estadual Marinho Laje de Santos
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Santos (SP)
Categoria: Parque
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 5000 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 37.537
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Florestal
Contatos: Endereço: Av. Tupiniquins, 1009, Japui – São Vicente – SP

CEP: 11325-500
Telefone: (13) 3567-1495 – (13) 3567-1506
E-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Site: http://www.lajeviva.org.br/

Índice

Localização

[[Location::Em termos geográficos, o PEMLS pertence ao município de Santos e, conforme pode ser verificado na Carta Náutica nº 1711, está localizado a 164º e 16,8 milhas náuticas de seu ponto de referência náutica continental, o Farol da Ilha da Moela.]]

Como chegar

É permitido visitar o local a bordo de embarcações particulares, desde que atendidas todas as regras de navegação, pilotada por Mestre devidamente credenciado pela Capitania dos Portos, etc., e desde que observadas as regras de visitação (inclusive a compra dos ingressos), de fundeio nos locais apropriados ou correta amarração nas poitas públicas existentes no local (consulte http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-marinho-laje-de-santos/).

Se preferir, algumas operadoras fornecem os serviços de turismo e mergulho na Laje de Santos. Eles cuidam de tudo, compram até os ingressos para que você possa fazer um passeio ou mergulhos no local.

As operadoras de mergulho que atuam na região da Laje de Santos partem de São Vicente, Marina Tune II, R. Japão, 391 – Parque Bitaru, São Vicente – SP, Brasil e Marina Capri, R. Japão, 205 – Parque Bitaru, São Vicente – SP, Brasil.

Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com a Diretoria do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos , inclusive para informações atualizadas sobre o credenciamento dos Operadores de mergulho.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas cênicas e aos ecossistemas naturais, marinhos e terrestres.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

A Laje de Santos é o topo de uma montanha de granito, submersa na maior parte, localizada a 22 milhas náuticas da costa, aberto a visitação pública. Está na rota migratória das raias mantas gigante do litoral brasileiro, recebendo a visita sazonal desses gigantes marinhos nos meses de outono e inverno.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Parque Estadual Marinho Laje de Santos

Portal Governo de São Paulo