Parque Estadual Mata dos Godoy



Parque Estadual Mata dos Godoy
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Londrina
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 675,70 hectares
Diploma legal de criação: Decreto 5150 de 07/06/1989.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná.
Contatos: Endereço: Rua Engenheiros Rebouças 1206 - Rebouças/DIBAP - Curitiba/PR

CEP: 80.215-100

E-mail:

1. pematadosgodoy@iap.pr.gov.br

2. ucsparana@iap.pr.gov.br

Telefone:

1. (41) 3213-3462 2. (43) 3373-8700

Índice

Localização

O Parque Estadual Mata dos Godoy (PEMG) está localizada na Fazenda Santa Helena – Distrito de Espírito Santo, a 15 Km do centro de Londrina. Possui 675,70 ha de floresta subtropical, estando inserida no bioma Mata Atlântica, na qual se encontram aproximadamente 200 espécies de árvores. Considerada um das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País

Como chegar

A partir de Londrina, pela rodovia PR-538, a uma distância aproximada de 15 quilômetros. A linha de ônibus que pasa em frente ao parque é Londrina-São Luiz.

Ingressos

O PEMG funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 e aos domingos e feriados, das 13h30 às 17h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (43) 3373-8700.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Seus objetivos principais são a conservação e pesquisa dos elementos naturais, aliados a pratica de educação ambiental e lazer em contato com a natureza.

Histórico

O PEMG pertenceu à família Godoy até 1989, quando foi transformada em Parque Estadual. Conforme o projeto do plano de manejo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Universidade Estadual de Londrina, vem sendo aberta ao público 10% da área para visitação com portais, trilhas interpretativas, opções de lazer contemplativo e programas de educação ambiental. Os outros 90% são destinados à pesquisa ambiental. Atualmente as visitas são mediante autorização do IAP.

Atrações

O Parque possui três trilhas abertas á visitação, uma delas é a Projeto Madeira, um percurso de 540 metros que tem início atrás do centro de visitantes, percorrendo por uma área de reflorestamento de espécies nativas, e terminando na área de descanso (choupana).

Interpretativa ou das Perobas e Figueiras: essa trilha, com cerca de 700 metros, na qual é possível observar a exuberância da mata, tem início logo após o término da Trilha do Projeto Madeira. Durante o percurso, há um trecho circular que passa por uma área de mato fechado. Seus maiores atrativos são as perobas e figueiras brancas que apresentam exemplares de grande porte.

Dos Catetos: inicia-se ao final da Trilha do Projeto Madeira. É realizada por um caminho largo e retilíneo que adentra a mata fechada e termina no limite Noroeste do Parque.

Aspectos naturais

O PEMG possui 675,70 ha de floresta subtropical, estando inserida no bioma Mata Atlântica, na qual se encontram aproximadamente 200 espécies de árvores. Considerada um das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País. O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná, sendo assim uma Unidade de Conservação Integral.

Relevo e clima

O relevo é suave ondulado, típico de morfologia da Formação Serra Geral (derrames basálticos) do Terceiro Planalto Paranaense.

Com relação clima, ele é subtropical. A umidade relativa do ar na região do Parque reflete a sazonalidade do regime de chuvas na região, ocorrendo valores maiores no período chuvoso (dezembro, janeiro e fevereiro) e menores no período seco (julho e agosto) podendo se estender até novembro, quando há o início novamente do período chuvoso seguinte. Os ventos são predominantemente de direção E (leste), e velocidade média de 2,4 m/s.

Fauna e flora

O Parque Estadual Mata dos Godoy possui a fauna e a flora muito ricas. A unidade de conservação abriga 65 espécies de mamíferos, com destaque para o tamanduá-mirim, macaco-negro, onça-parda, lontra, quati, anta e o quase extinto gato-mourisco. Estudos indicaram a presença de 282 espécies de aves e as principais são: tucano-de-bico-verde, aracari-de-bico-branco, jacutinga, macuco, gralha-picaça e urubu-rei, e possui as mais diversas espécies de plantas raras, como caju-do-campo, mamão-do-mato, rabo-de-bugio, jacarandá, cabreúva, peroba, guaçatunga e pau-martim.

Problemas e ameaças

O PEMG abriga espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=527

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247&Itemid=194

Plano de Manejo: http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1218