Parque Estadual Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão, criado pelo Governo do Estado do Ceará, em 05 de junho de 2008, corresponde a uma área de 93,52 hectares, e está localizado na cidade do Crato/CE, a 567 Km de Fortaleza. Atende a finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Possui beleza exuberante, apresentando flora nativa representantes dos biomas Caatinga, Cerrado e remanescentes da Mata Atlântica, corpos d’água de grande valor para a população local e uma fauna silvestre variada, em condições ideais de vida tranquila. Além disso, faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. Possui edificações de importante valor histórico. No Parque são permitidas atividades de Educação e interpretação ambiental, recreacionais e pesquisa científica.


Parque Estadual Sítio Fundão
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Ceara
Município: Crato
Categoria: Parque
Bioma: "Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica" não está na lista de valores possíveis (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal, Manguezal, Marinho, Marinho Costeiro, Campos Rupestres) para esta propriedade.
Área: 93,52 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual do Ceará Nº 29.307, de 05 de junho de 2008
Coordenação regional / Vinculação: No final de 2011, o então Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (hoje Secretaria de Meio Ambiente - SEMA) selecionou como Gestora do Parque Estadual a bióloga Rose Mary Feitosa Macedo, que permanece como atual gestora.
Contatos: pares.sitiofundao@gmail.com

(88)3523-8404.

Índice

Localização

O Parque Estadual Sítio Fundão está localizado na cidade do Crato, a 567 Km de Fortaleza.

Como chegar

Ingressos

O Parque está aberto à visitação pública no período de 6 às 8h e das 16 às 18h. Não é cobrado ingresso.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas naturais e aos sítios históricos nele existentes, bem como para garantir sua utilização com objetivos educacionais, recreativos e científicos.

Histórico

O Sítio Fundão pertenceu ao Sr. Jeferson da Franca Alencar, que manteve a área florestada até seu falecimento em 1986. A área do Sítio Fundão foi desapropriada pelo Decreto Estadual do Ceará Nº 29.179, de 08 de fevereiro de 2008, permitindo sua criação.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.wikiaves.com/areas:pe_sitio_fundao:inicio

http://sistemas.mma.gov.br/portalcnuc/rel/index.php?fuseaction=portal.exibeUc&idUc=1930

http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/parque-estadual-do-sitio-fundao/