Parque Estadual Serra Santa Bárbara

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Serra de Santa Bárbara possui um dos mais ricos ecossistemas do Estado, abarcando áreas de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, o que lhe confere características únicas. Dentro do território do Parque Estadual Serra Santa Bárbara está localizado o ponto mais alto do estado do Mato Grosso.



Parque Estadual Serra Santa Bárbara
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Mato Grosso
Município: Pontes e Lacerda, Porto Esperidião
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 120.092 hectares
Diploma legal de criação: Lei Estadual n° 7.165, de 23 de agosto de 1999.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso
Contatos: Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso

Telefone: (65) 3613-7224

Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra Santa Bárbara

E-mail: cuco@sema.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-7224

Localização

Localizada nas terras altas da Amazônia Ocidental, no Vale do Guaporé entre os estados do Mato Grosso e Rondônia, próxima à fronteira com a Bolívia, é uma das áreas tropicais mais importantes do mundo para os programas de conservação ambiental.

Como chegar

Ingressos

A visitação ocorre sem que haja controle e monitoramento.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger e preservar amostra representativa dos ecossistema existentes na área,assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso pelo público, educação e pesquisa cientifica.

Histórico

Atrações

Rios, saltos e cachoeiras.

Aspectos naturais

A Serra de Santa Bárbara possui um dos mais ricos ecossistemas do Estado, abarcando áreas de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, o que lhe confere características únicas. Entre os aspectos apontados destacam-se o alto grau de diversidade biológica e endemismo, somados à diversidade de ecorregiões existentes. Nas regiões de Pantanal, a principal característica são as grandes variações sazonais decorrentes dos períodos de inundação, uma vez que durante o período das chuvas, grande parte do território permanece inundado.

Relevo e clima

O Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara abriga o ponto mais alto do estado de Mato Grosso, com 1023 metros de altitude. A UC está inserida na "Depressão do Guaporé" constituindo-se as mais notáveis e expressivas formas residuais de planalto no Centro-Oeste brasileiro, ocorrendo ali vários sítios arqueológicos pertencentes a períodos pré-coloniais e coloniais.

Fauna e flora

A fitofisionomia predominante nesta UC é a do cerrado, e as áreas de floresta amazônica funcionam como ilhas e abrigos para os animais durante o período de inundações. Entre as formações florestais, há desde florestas estacionais semidecíduas, à transição destas para cerrados, cerrados, cerradões, cerrado baixo com transição para campos rupestres até a formação de pantanal.

Já a fauna é também bastante rica, havendo várias espécies endêmicas e em extinção, como por exemplo a preguiça-real, o tamanduá-de-colete, a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa e o boto cinza.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=462

Decreto de criação: http://rouxinol.mt.gov.br/Aplicativos/Sad-Legislacao/LegislacaoSad.nsf/709f9c981a9d9f468425671300482be0/b7b682bbc64052a2842570260047a7e4?OpenDocument

http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-da-serra-de-santa-barbara/default.htm

Plano de Manejo: http://observatorio.wwf.org.br/site_media/upload/gestao/planoManejo/PM_PESanta_Barbara.pdf