Parque Estadual Zé Bolo Flô

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Zé Bolo Flô, foi criado em 2000 e visa oferecer uma opção de lazer aos moradores do Grande Coxipó, em Cuiabá. O parque possui 66 hectares de cerrado, com duas pistas para caminhadas e muitos atalhos utilizados pela população. O parque é cortado pela avenida principal de acesso ao bairro Coophema e, dentro dos seus limites estão instalados a Escola de Saúde Pública Doutor Agrícola Paes de Barros, o Núcleo de Ofiologia e o Hospital Adauto Botelho. Entre os seus atrativos estão muitas espécies de árvores frutíferas, trilhas para caminhada e espaços para o lazer e o esporte.



Parque Estadual Zé Bolo Flô
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Mato Grosso
Município: Cuiabá
Categoria: Parque
Bioma:
Área: 66,40 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº. 1.693, de 23 de agosto de 2000, modificado pelo Decreto Estadual n°. 4.138, de 05 de abril de 2002 e recategorizado pelo Decreto Estadual n°. 724, de 26 de setembro de 2011
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso
Contatos: Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso

Telefone: (65) 3613-7224

Unidade de Conservação Parque Estadual Zé Bolo Flô E-mail: cuco@sema.mt.gov.br Telefone: 65) 3613-7224

Localização

Rua C, esquina com a Rua F, - Centro Político Administrativo - Cuiabá/MT

Como chegar

A inserção do Parque Estadual Zé Bolo Flô na área urbana da cidade de Cuiabá permite o acesso à unidade de conservação por diferentes rotas:

a) Partindo-se do Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, segue-se a sudoeste pela Av. João Ponce de Arruda até a Av. da FEB. Atravessando a ponte sobre o rio Cuiabá se acessa a Av. Beira Rio e à direita a Av. Fernando Corrêa da Costa. Por conversão à direita acessa a Rua Nova Iguaçu pela qual se chega ao portão principal da unidade de conservação.

b) Partindo-se da Rodoviária (Terminal Engenheiro Cássio Veiga de Sá) segue-se na direção sudoeste para a Av. República do Líbano e, em seguida, ingressa-se na rotatória de acesso à direita para a Av. Miguel Sutil. Segue-se até o pontilhão que dá acesso a Avenida Fernando Corrêa da Costa. Por conversão à direita acessa a Rua Nova Iguaçu pela qual se chega ao portão principal da unidade de conservação.

Ingressos

A entrada é gratuita. E o parque abre diariamente das 6h às 18h.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

A unidade de conservação foi inicialmente designada como Parque da Saúde e teve seu nome modificado para Zé Bolo Flô pelo Decreto 4.138 de 2002, tendo finalmente sido recategorizado como Parque Estadual Zé Bolo Flô em 26 de setembro de 2011, conforme se depreende do Decreto 724/2011.

Zé Bolo Flô foi compositor, poeta e músico e fez sucesso na sociedade cuiabana, que sempre requisitava sua presença nas festas religiosas e nos carnavais realizados nas praças e ruas da cidade. Ele acompanhava os blocos e cordões que dançavam ao som da banda que a Prefeitura disponibilizava durante as festividades.

Atrações

O Parque possui uma praça cívica, trilhas para caminhadas e uma ampla diversidade de flora e fauna regional. Consta a oferta de um espaço propício à visitação popular, para o lazer e o esporte, com churrasqueiras fixas e mesas, praças de ginástica e eventos, mini-estádio e campo de futebol, play-grouds, iluminação, paisagismo, mata nativa, áreas alagadas, lanchonetes, sanitários, caminho para pedestres e ciclovia, com passarela ligando ao Horto Florestal.

Aspectos naturais

Relevo e clima

A região central do estado, onde se localiza o município de Cuiabá, é caracterizada pela ocorrência do clima Tropical do Brasil Central, do tipo quente e semi-úmido, com 4 a 5 meses secos por ano e temperaturas médias acima de 18°C em todos os meses.

O relevo do Estado de Mato Grosso encontra-se sobre a porção do escudo brasileiro denominada de Maciço Central, Maciço do Brasil Central ou, ainda, Maciço Mato-Grossense. Este representa um vasto conjunto de áreas de escudo exposto, exibindo complexas estruturas geológicas, sobre as quais vieram a se depositar sedimentos. A região de Cuiabá encontra-se situada em área de aplainamentos denominada Depressão Cuiabana, onde predominam baixas cotas altimétricas, na parte centro-sul do estado.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Presença de animais domésticos, como cães e gatos, no interior do parque. A presença de animais domésticos no interior do Parque Estadual Zé Bolo Flô pode resultar em uma série de prejuízos à preservação da fauna nativa. Cães e gatos são predadores de pequenos animais, além de transmitir ectoparasitas e outras zoonoses à fauna sendo verificados com frequência no interior da unidade de conservação. A presença de galináceos pode ser responsável pela transmissão de doenças viróticas e bacterianas, constituindo-se em uma ameaça potencial à preservação da avifauna nativa, além de competirem com esta por espaço e alimentos.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/portalcnuc/rel/index.php?fuseaction=portal.exibeUc&idUc=1903

Plano de manejo: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_docman&Itemid=422

http://oads.org.br/leis/2941.pdf