Parque Estadual da Mata Seca



Carregando mapa...
Parque Estadual da Mata Seca
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Manga
Categoria: Parque
Bioma: Caatinga
Área: 10.281 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 41.479, de 20 de dezembro de 2000.
Coordenação regional / Vinculação: IEF - Regional Alto Médio São Francisco
Contatos: (38) 3621-2611

eramsfsup@ief.mg.gov.br

pemataseca@meioambiente.mg.gov.br

Índice

Localização

E 610 524,00 e N 8 349 036,00 utilizando a projeção UTM d Datum SAD/60

Como chegar

Seguir em direção a cidade de Manga, extremo norte de Minas Gerais. Deve-se percorrer 702 quilômetros a partir de Belo Horizonte, pela BR-135 e MG-401. Então, atravessa-se o Rio São Francisco, havendo inclusive porto, de onde há acesso a Pirapora. Pequenos aviões também pousam no seu campo de terra.

Ingressos

O parque ainda não está aberto à visitação.

Onde ficar

Pousada Velho Chico - Manga

Objetivos específicos da unidade

Proteger a fauna e a flora regionais,as nascentes dos rios e córregos da região, além de criar condições ao desenvolvimento de pesquisas e estudos.

Histórico

O Parque Estadual da Mata Seca está localizado no município de Manga e sua área correspondente é de 15.360,07 hectares. A unidade foi criada através do Decreto Nº 41.479 de 20 de dezembro de 2000. Posteriormente, o parque foi ampliado através do Decreto Nº 45.043 de 12 de fevereiro de 2009.

A criação da unidade ocorreu a partir da necessidade de se proteger um ambiente de mata seca na margem esquerda do Rio São Francisco, como condicionante ambiental do Projeto de Irrigação Jaíba, conforme processo COPAM nº 339/01/97. O PE Mata Seca compõe o Sistema de Áreas Protegidas de Jaíba, juntamente com outras seis unidades localizadas na margem direita do Velho Chico.

Atrações

Apesar do parque ainda não ser aberto à visitação, encontra-se nele alguns pontos de interesse turísticos, tais como: a Caverna da Lavagem com mil metros de galeria, dois lajedos com vegetação tipicamente cactácia, trilhas pela Mata Seca e lagoas marginais do Rio São Francisco.

Aspectos naturais

A Floresta Caducifólia Decidual, conhecida como Mata Seca deu origem ao nome da Unidade, cuja vegetação apresenta enormes espécimes de Cavanilesia arbórea, a Barriguda, arvore símbolo da Mata Seca, bem como diversas espécies de cactáceas e crassuláceas.

Relevo e clima

A cidade tem topografia plana com leves ondulações, presença de morros.

O clima pode ser classificado como tropical úmido.

Fauna e flora

Recentemente foi constatada a presença do lobo-guara (Chrysocyon brachyurus) que é um animal típico do cerrado e maior canídeo da América do Sul

Problemas e ameaças

Desmatamento, a pesca e a caça predatórias, o pisoteio do gado, o impasse na regularização fundiária, os incêndios, o isolamento do Parque.

Fontes

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/204?task=view http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=1711 http://pt.wikipedia.org/wiki/Manga_(Minas_Gerais)

Decreto de Criação [1]