Parque Estadual de Campos do Jordão

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido pelos jordanenses como Horto Florestal, é o Parque Estadual mais antigo do Estado de São Paulo. Foi criado em 27 de março de 1941. Possui área de 8.341 hectares ocupando cerca de um terço do município de Campos do Jordão. O objetivo principal de sua criação foi preservar os últimos remanescentes de Matas de Araucária, formação vegetal que hoje conta com apenas 1% a 3% da sua área original de cobertura. É uma das unidades de conservação mais visitadas do Estado de São Paulo, com uma média de 11 mil visitantes por mês, tendo recebido mais de 142 mil visitantes no ano de 2016. A época de maior fluxo de visitantes é a temporada de inverno, principalmente nos meses de junho e julho.

Fique por dentro das novidades doParque Estadual de Campos do Jordão no Blog do WikiParques


Parque Estadual de Campos do Jordão
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Campos do Jordão
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 8.341 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 11908, de 27/03/1941.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.
Contatos: Unidade de Conservação:

Endereço: Avenida Pedro Paulo s/nº - - - Campos do Jordão/SP CEP: 12.460-000 E-mail: 1. pe.camposjordao@fflorestal.sp.gov.br 2. pecjordao@ig.com.br Telefone: 1. (12) 3663-1977 2. (12) 3663-3762

Índice

Localização

O Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ) abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular.

Como chegar

Acesso pela Av. Pedro Paulo, s/n° Campos do Jordão-SP

Ingressos

Dias e horários de funcionamento: diariamente das 9h às 16h, exceto quartas-feiras.

Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento

Onde ficar

Campos do Jordão conta com uma enorme rede hoteleira.

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ), conhecido regionalmente como Horto Florestal. Foi criado em 27 de março de 1941, compondo, atualmente uma área de 8.341 hectares, e ocupando um terço da superfície municipal.

Atrações

Aspectos naturais

O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular.

Relevo e clima

O relevo é montanhoso e o clima de Campos do Jordão é classificado como oceânico ou temperado marítimo.

Fauna e flora

O Parque conta com uma riquíssima fauna composta por mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

A flora é composta de espécies vegetais exóticas. Os 2000 hectares que se encontravam degradados receberam plantio principalmente de coníferas do gênero Pinus (elliotti e taeda).

Problemas e ameaças

Espécies ameaçadas de extinção como: a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=800

http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-campos-do-jordao/sobre-o-parque/