Parque Estadual do Prelado

O Parque Estadual do Prelado é uma das Unidades de Conservação caçulas do estado de São Paulo, foi criada em 2013 e ainda aguarda a elaboração do seu Plano de Manejo. O Parque faz parte do Mosaico da Jureia em integração com outras Unidades de Conservação que protegem áreas no litoral paulista.



Parque Estadual do Prelado
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Iguape
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 1.828 hectares
Diploma legal de criação: Lei ordinária Estadual n° 14.982, de 09 de abril de 2013.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
Contatos: Unidade de Conservação do Parque Estadual do Prelado

E-mail: fflorestal@fflorestal.sp.gov.br //lclopes@fflorestal.sp.gov.br

Telefone: (13) 3841-2193

Chefe da Unidade: Luiz Carlos Lopes

Índice

Localização

O Parque Estadual do Prelado está localizado na região litorânea do estado de São Paulo, no município de Iguape, junto a praia de Juréia, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista.

Como chegar

Ingressos

O Parque Estadual do Prelado ainda não possui infraestrutura de apoio à visitação e a entrada no parque não acontece de forma manejada.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

O Parque Estadual do Prelado é uma das Unidades de Conservação caçulas do estado de São Paulo, foi criada em 2013 e ainda aguarda a elaboração do seu Plano de Manejo. O Parque faz parte do Mosaico da Jureia em integração com outras Unidades de Conservação que protegem áreas no litoral paulista.

Atrações

O principal atrativo do parque é a Praia da Jureia.

Aspectos naturais

A grande importância ambiental do território Juréia-Itatins, onde está localizado o Parque Estadual do Prelado, justifica a criação do Mosaico da Jureia, destinado a potencializar a conservação da região. Localizado no complexo estuarino-lagunar de Iguape e Cananéia, se constitui num dos mais bem preservados remanescentes de Mata Atlântica. A diversidade de ecossistemas associados que o compõem, entre eles uma extensa planície fluvio-marinha por onde atravessa o rio Una do Prelado, associado à beleza de sua paisagem e riqueza de espécies da fauna e flora observadas, inclusive endêmicas, justificam todos os esforços para a sua conservação.

Relevo e clima

O relevo da região do Parque Estadual do Prelado é variado, indo desde a planície litorânea até altitudes de serra.

Fauna e flora

A vegetação característica é de Floresta Ombrófila Densa e Mista, associadas a restingas, manguezais e campos de altitude.

Na região ocorre grande diversidade de fauna, com espécies ameaçadas de extinção como a harpia (Harpia harpija).

Problemas e ameaças

Ausência da elaboração e homologação do Plano de Manejo, que norteie as práticas do Parque Estadual do Prelado, formalizando seu uso público e adotando ações que garantam que este aconteça de forma controlada e consciente.

Fontes

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Ministério do Meio Ambiente) [1]


Decreto Estadual de criação do Parque Estadual do Prelado [2]


http://www.ecojureia.org.br/mosaico.html