Parque Municipal Mata do Batalhão

São aproximadamente 35 hectares de mata preservada, principalmente do bioma cerrado, que fica ao lado do 7.º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Bom Despacho/MG. É considerado Unidade de Conservação e área de proteção ambiental (APA)


https://bit.ly/2Q9FLhZ

Parque Municipal Mata do Batalhão
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Minas Gerais
Município: Bom Despacho
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Cerrado
Área: 50 hectares
Diploma legal de criação: Decreto n. 5096/2011 - Prefeitura Municipal de Bom Despacho
Coordenação regional / Vinculação: 88º Grupo Escoteiro de Bom Despacho - (37) 3522-5549

Prefeitura Municipal de Bom Despacho - (37) 3521-3736

Contatos: 88º Grupo Escoteiro de Bom Despacho - (37) 3522-5549

Prefeitura Municipal de Bom Despacho - (37) 3521-3736

Índice

Localização

Localizado na região central de Bom Despacho (ao lado do 7.º Batalhão de Polícia Militar)

Como chegar

Siga pela região central de Bom Despacho/MG

Ingressos

Não é cobrado ingresso. A entrada no Parque Municipal Natural Mata do Batalhão só é permitida para fins de pesquisa científica e atividades educacionais.

Onde ficar

Hotel JB - Centro Hotel Avenida - Centro Hotel Fazenda Mata do Tio João - Rosário SESC Hospedagem - Jaraguá Pousada Jaqueline - Centro

Objetivos específicos da unidade

- Proteger e conservar a biodiversidade existente garantindo a integralidade das espécies nativas; - Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas, nas diferentes áreas do conhecimento; - Proteger as nascentes existentes, como forma de proporcionar a manutenção da vida aquática e outras relacionadas; - Promover a educação ambiental, através de meios adequados para atender aos diferentes públicos; - Promover ações de integração com o entorno imediato, assim como, com as lideranças dos municípios integrantes, visando a conservação do Parque Natural Municipal Mata do Batalhão.

Histórico

Atrações

O parque possui diversas trilhas ecológicas onde é possível conhecer a biodiversidade do local.

Aspectos naturais

Constitui-se basicamente das duas sub-espécies do cerrado: Cerradão e Campo Cerrado.

Relevo e clima

Possui duas estações bem definidas, inverno seco e verão chuvoso. O relevo predominante é ondulado com formações de canyons causados pelas chuvas e erosões.

Fauna e flora

Abriga vários e importantes exemplares como cachorro-do-mato, lagarto-teiú, tatu-galinha, gambá-de-orelha-branca e muitas espécies da avifauna local e migratórias. Flora: Possui mais de 100 espécies de árvores nativas como Ipê-amarelo, Ipê-verde, Ipê-roxo, Jatobá, Pequi, Cagaita, Jatobá, Jacarandá, Faveiro, Pau-terra, Angico, Araticum, Embaúba, Farinha-seca, dentre várias outras espécies.

Problemas e ameaças

Haja vista o Parque estar localizado no centro da cidade de Bom Despacho, todo seu entorno é cercado pela presença humana, dificultando ou impossibilitando o intercâmbio das espécies terrestres do cerrado na região. Devido a uma falta de conscientização da população circunvizinha ao Parque e a negligência dos governantes, o Parque tem sofrido muito com a poluição com vários pontos de acúmulo de lixo e entulho. Além do mais, o Parque não é cercado, permitindo a entrada de cavalos, que dispersam sementes de capins exóticos, os quais disputam espaço com a flora nativa. Além disso, os cavalos são portadores de carrapatos, o que pode propiciar o aparecimento de doenças graves, como a febre maculosa.

Fontes

https://www.instagram.com/matadobatalhao