Parque Nacional de Ilha Grande

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional de Ilha Grande no 'Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional de Ilha Grande
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso, Icaraíma, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 76.033 hectares
Diploma legal de criação: Criado Decreto s/n° de 30 de setembro de 1997
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (44) 3624-17766

Endereço sede: Presidente Castelo Branco, 3.806. Sala 504. Centro Edifício Itália.
Umuarama, Paraná.
CEP: 87.501-170
Email: pnig@icmbio.gov.br

Localização

O Parque Nacional de Ilha Grande localiza-se entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul sobrepondo a Estação Ecológica Estadual de Ilha Grande, criada em 1993. Abrange 9 municípios: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no estado do Paraná e Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí no estado do Mato Grosso do Sul.

Como chegar

O parque possui uma sede provisória em Porto Figueira, distrito de Vila Alta, com alojamento para pesquisadores.

O acesso ao parque é feito principalmente por barcos acessados nos municípios de entorno da UC, todos com rede viária asfaltada, sendo que a sede da UC esta localizada no município de Guaíra.

Ingressos

Não há cobrança de ingressos na unidade.

Onde ficar

Em Porto Figueira há um hotel de emergência e camping. Em Vila Alta, a 20 km do parque, e Umuarama, a 105 km, existem hotéis bem equipados.

Objetivos específicos da unidade

Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. A UC tem como objetivo específico o de preservar, conservar e melhorar as condições ecológicas da área do parque e o bem estar das populações abrangidas. Assim como preservar o último segmento do rio Paraná e ecossistemas associados, contribuindo para a manutenção da diversidade biológica, especialmente as espécies da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção e seus habitats e sítios arqueológicos. Além de contribuir para que a sociedade discuta e conheça os processos de gestão e proteção dos recursos naturais, dentre eles o uso racional do solo e os métodos de zoneamento ambiental.

Histórico

O Parna de Ilha Grande reúne um complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do rio Paraná. A UC foi criada em 1997 a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo Ibama e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).

A região é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos de relevância para a compreensão da ocupação humana no sul do continente americano. A área foi de ocupação dos índios Xetá, considerados extintos, reduções e cidades jesuíticas (índios Guarani) que remontam ao século XVII.

O nome da unidade foi escolhido levando em consideração o mais significativo acidente geográfico da região, a Ilha Grande ou de Sete Quedas.

Foi designado como Sítio Ramsar, área úmida de importância internacional, em 2017.

Atrações

A UC é aberta para passeios de barco, trilhas e observação das centenas de aves que existem no local. A maior atração é o próprio cenário, de belezas naturais, formado por lagoas, várzeas e ilhas. Nessas ilhas é possível observar uma rica biodiversidade. O local é uma boa opção para a observação de pássaros.

No interior do parque existem praias com infraestrutura rústica e as ilhas maiores contam com trilhas.

Os passeios de barco são uma opção de lazer. A unidade é aberta durante todo o ano, todos os dias da semana. Não há cobrança de ingressos na unidade.

Aspectos naturais

O Parque Nacional de Ilha Grande é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Localizado no rio Paraná, a UC faz parte do Corredor de Biodiversidade desse rio. Criado em 1997, é formado por lagos, lagoas, áreas de várzea e cerca de 300 ilhotas. Algumas delas são: Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande. Sua lagoa mais importante chama-se Saraiva. Dentro do Parque, há praias com infraestrutura para o turismo.

A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção

Relevo e clima

Sua estrutura geomorfológica é caracterizada por planícies com altitudes variando entre 200 e 250 m. O relevo é plano e a vegetação, rasteira, havendo a presença de figueiras, ingás e paus-d’alho.

O clima da região é subtropical úmido mesotérmico com verão quente e geadas pouco frequentes, com tendência de concentrações de chuvas nos meses de verão sem estação seca definida, sendo que o período mais seco ocorre de maio a setembro. A temperatura média nos meses mais quentes é de 22°C e 18°C nos meses mais frios.

Fauna e flora

A formação florestal da região é classificada como Floresta Estacional Semidecidual Aluvial, sendo que as principais tipologias são identificadas em três principais grupos: florestas tropicais subperenifólias, campos e florestas tropicais de várzeas. A vegetação é diversificada, porém apresenta alto grau de alteração antrópica, assim os remanescentes de fisionomia vegetal original constituem-se de fundamental importância para a conservação e preservação.

A vegetação da planície conta com mais de 450 espécies identificadas. A diversidade de fauna e flora costuma ser comparada ao Pantanal Matogrossense.

A fauna da região é variada. Abriga, entre outros animais, onça-pintada, tamanduá-bandeira, anta, e jacaré-do-papo-amarelo. Além de aves, como o colhereiro, o mutume e o jaburu; mamíferos como o tamanduá-bandeira e a anta. Além disso, suas águas estão repletas de peixes, como o jaú, dourado e pacu.

Problemas e ameaças

A situação fundiária ainda não se encontra solucionada no Parna que aguardando vistorias em lotes para iniciar negociações com os ilhéus. Cerca de 80 famílias moram no interior da UC e sobrevivem de pequenas lavouras de subsistência e pesca. Existem aproximadamente 936 títulos aguardando indenização.

Entre as principais atividades no entorno da Unidade estão a produção agrícola de subsistência, atividades apícolas, pesca amadora e profissional e dragagem de areia do rio Paraná.

Já os principais conflitos estão as atividades apícolas na UC, caça, pesca e dragagem de areia no seu entorno.

O turismo tende a ter um alto impacto e de forma generalizada na UC a médio prazo, nos próximos 20 anos.

Fontes

ICMBio

Decreto 5785


Rede de Turismo Regional

Coripa


Ficha Ramsar