Parque Natural Municipal Jaceguava

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Natural Municipal Jaceguava possui uma área de, aproximadamente, 276 hectares e, junto com a APA Bororé-Colônia e os PNMs Bororé, Varginha e Itaim, compõe um mosaico de áreas especialmente protegidas, ainda que não institucionalizado, no sul do município de São Paulo.



Parque Natural Municipal Jaceguava
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 276 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal nº 52.974, de 14 de fevereiro de 2012
Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura de São Paulo
Contatos: Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) nos telefones: (11) 3171-0958 (sede) e 5187-0321/0322 (SVMA).

Localização

O PNM Jaceguava está localizado no extremo sul do município de São Paulo no distrito de Parelheiros, distante aproximadamente 35 km da região central da capital paulista, em área predominantemente rural, onde existem ocupações esparsas com chácaras antigas e áreas agrícolas, além de alguns adensamentos urbanos de ocupação clandestina e irregular recente. O distrito de Parelheiros está inserido na Área de Proteção de Mananciais, que possui legislação específica de proteção restringindo as formas de ocupação e uso do solo com vistas a preservar os rios e nascentes utilizados para o abastecimento da metrópole.

Endereço: Estrada do Jaceguava, próximo ao nº 1100, bairro Jaceguava, distrito Parelheiros, Prefeitura regional de Parelheiros.

Como chegar

Ingressos

No momento, o PNM Jaceguava não está aberto para visitação pública. Entretanto, existe a possibilidade de agendamentos por escolas, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam atividades de educação ambiental.

Onde ficar

No município de São Paulo há diversas opções de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

O PMN Jaceguava tem como objetivo preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, promovendo a integração com a comunidade através de atividades como pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e ainda o turismo ecológico.

Histórico

Datado do final do século XIX, o bairro do Jaceguava, que deu nome ao PNM, resguarda características tipicamente rurais, reunindo uma série de sítios e chácaras, entremeada por algumas manchas de ocupação urbana. No sentido noroeste do Parque existe um loteamento urbano denominado Jardim Alviverde, implantado na década de 1990. Na porção nordeste, encontra-se o templo do Solo Sagrado, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, a leste a região do Paiol e ao sul o Golf Country São Paulo. Atualmente, existem alguns vetores de pressão sobre este PNM, sendo principalmente pelos pequenos núcleos urbanos que o rodeiam, tanto no próprio bairro Jaceguava, como no Paiol e no Recanto Campo Belo.

Este PNM Jaceguava possui alta relevância ecológica e social para a sua região de inserção, dado que está localizado às margens da represa Guarapiranga, manancial que abastece parte da Região Metropolitana de São Paulo. Está numa região classificada como de clima Tropical Atlântico Superúmido, o que implica em elevados índices pluviométricos. Esta característica o qualifica como importante área produtora de água.

A criação do PNM Jaceguava é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas. Este Parque deve contribuir com a compensação de impactos ambientais negativos causados pelas obras do Rodoanel sobre fragmentos florestais de Mata Atlântica, assim como sobre várzeas da região, que estão inseridos na Área de Proteção aos Mananciais Billings e Guarapiranga e na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Gestão

O PNM Jaceguava não possui Conselho Gestor constituído. Dada a proximidade com a APA Bororé-Colônia, este PNM tem como seu principal fórum de gestão o Conselho Gestor desta APA; até que o seu próprio seja implantado. Participe da gestão: as reuniões do Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia são abertas à população e acontecem sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, às 9h30, na Prefeitura Regional de Capela do Socorro (Rua Cassiano dos Santos, 499 - Jardim Cipper).

Atrações

Aspectos naturais

Em termos regionais, o PNM Jaceguava está incluído na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Cotia-Guarapiranga que participa do sistema Guarapiranga de abastecimento, atendendo mais de 20% da população da cidade de São Paulo.

Relevo e clima

Fauna e flora

FLORA

O PNM Jaceguava tem cobertura vegetal bastante diversificada, e é o único dos Parques Naturais que também apresenta, conforme o mapeamento do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), além de seus remanescentes naturais do tipo Floresta Latifoliada Ombrófila Densa (FLOD) com espécies como a samambaia-açu (Dicksonia sellowiana), manacá-da-serra (Tibouchinea mutabilis), angico (Piptadenia gonoacantha) e guapuruvu (Schizolobium parahyba), existe ainda a transição para o Cerrado e Campos Gerais (CPO), influenciada por variações locais como aspectos físicos e químicos do solo, paisagem, relevo e topografia, que contribui na manutenção de corredores de dispersão de biodiversidade.

Nestas vegetações podemos verificar a aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia), o capim-sapê (Imperata brasiliensis) comumente utilizado para manufatura de coberturas de quiosques e telhados e ainda, historicamente, utilizado pelos índios Guarani para cobrir suas ocas, e os telhados das casas da Vila São Paulo de Piratininga no século XVI. Essa característica única no PNM Jaceguava, dá oportunidade ao visitante de observar as diferenças entre as vegetações, de Cerrado e de Mata Atlântica, bem como sua associação com a fauna local.

Problemas e ameaças

A ameaça representada pelo avanço da mancha urbana da metrópole faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica, de Campos Gerais e de seus recursos naturais, principalmente a água que abastece os nossos mananciais.

Fontes

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/unid_de_conservacao/index.php?p=42076