Parque Natural Municipal das Araucárias

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Natural Municipal das Araucárias no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Natural Municipal das Araucárias
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Parana
Município: Guarapuava
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 104 hectares
Diploma legal de criação: Lei Municipal n° 198 de 01 de julho de 1991.
Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura de Guarapuava

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava - SEMAG

Contatos: Telefone: (42) 3624-2214

E-mail: semagmambiente@guarapuava.pr.gov.br
Facebook: Parque Municipal Das Araucarias

Localização

BR 277, km 343, Bairro Primavera
CEP: 85050-450
Guarapuava - Paraná

Como chegar

Situado no município de Guarapuava - Paraná, às margens da BR 277, está a 257 km da capital Curitiba e a 389 km de Foz do Iguaçu.

Ingressos

O ingresso ao parque é livre.
Horários de Visitação:
Parque: 07h às 18h *
Trilhas: 08h às 17h

  • Horário sujeito a alteração

Onde ficar

Na página TURISTA do site da Prefeitura de Guarapuava é possível encontrar uma LISTA DE HOTÉIS. Confira aqui

Objetivos específicos da unidade

O objetivo básico da Unidade é a preservação de seu ecossistema natural, este de grande relevância ecológica e beleza cênica. Possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

O Parque Natural Municipal das Araucárias é uma Unidade de Conservação que foi criada em 01 de julho de 1991, enquadrando-se no grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Essa área abriga um remanescente da Floresta com Araucárias na qual a árvore símbolo é a Araucaria (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção.

Atrações

O parque possuí uma área total de 104 hectares, a qual abriga um remanescente de 23 hectares de Floresta com Araucárias, em meio deste encontramos duas trilhas ecológicas. Outros atrativos e serviços:

• Estufa com vegetação de espécies nativas e exóticas;
• Viveiro Municipal de Mudas Ornamentais;
• Viveiro Municipal de Mudas Florestais;
• Museu de Ciências Naturais em Convênio com a UNICENTRO, com as coleções dos professores João José Bigarella e Hipólito Schneider (fechado para visitação, pois encontra-se em reforma);
• Administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava - SEMAG;
• Centro de Educação Ambiental João Luiz de Toledo

Aspectos naturais

A floresta com Araucárias encontra-se em sério risco de extinção. São Unidade de Conservação como o Parque Municipal das Araucárias que auxiliam na preservação dessa floresta. Em seu remanescente de 23 ha, é possível contemplar milhares de Pinheiros-do-paraná (Araucaria angustifolia), espécie arbórea de aspecto imponente e símbolo do Parque e do Estado do Paraná.

Em meio ao remanescente de Floresta com Araucárias encontramos duas trilhas ecológicas, sendo a Trilha da Araucária com extensão de 1076 metros e a Trilha do Rio com extensão de 1214 metros, que permitem ao visitante a observação e o contato direto com a flora e a fauna.

Relevo e clima

O clima de Guarapuava pode ser classificado como Clima Subtropical Úmido Mesotérmico (Cfb), mesmo clima de Londres, Estocolmo e Vancouver, apresentando verões frescos (temperatura média inferior a 22°C), invernos frios com ocorrências de geadas severas e freqüentes. As chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem ocorrência de longas estações secas.

A altitude, que varia entre 1000m e 1300m, combinada com a latitude de 25º garante um clima ameno para Guarapuava a maior parte do ano. Entretanto no inverno podem ocorrer dias muito frios, a temperatura pode cair abaixo do ponto de congelamento, muitas vezes com geada e até mesmo neve, o que garante à cidade a condição de uma das cidades mais frias do Brasil. Registros de neve na cidade não são incomuns, com ocorrências de intensas precipitações em alguns anos.

Já os verões são amenos, sendo comum que as temperaturas mínimas fique abaixo dos 15°C e as temperaturas máximas em torno dos 30°C. No verão as chuvas são formadas principalmente pelo calor associado a umidade, com temporais de fim de tarde, ou ainda, associada a chegada de frentes frias. Em dezembro sempre há a ocorrência de temperaturas em torno de 5°C.

Fauna e flora

Fauna

Existe certo destaque a Cutia (Dasyprocta azarae) e a Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops), que são importantes agentes dispersores do Pinhão, a semente do Pinheiro-do-paraná. Podemos encontrar no parque os seguintes animais: Lagarto-teiú (Tupinambis teguixim), Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), Veado (Mazama sp.), Tatu-peba (Euphractus sexcinctus), Gato-mourisco (Puma yagouaroundi), entre outros.

Flora

Entre as centenas de espécies arbóreas associadas à Araucária, algumas se destacam de forma especial no Parque das Araucárias, como é o caso das seguintes: Imbuia (Ocotea porosa), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Erva-mate (Ilex paraguariensis), Pimenteira (Capsicodendron dinisii), entre outras.

Problemas e ameaças

Fontes

Prefeitura de Guarapuava
Página do Parque no Facebook
Guarapuava no Paraná Blog