Parque Natural Municipal do Pequi

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Natural Municipal do Pequi
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Goias
Município: Mambaí (GO)
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 2.386 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 621/2012, de 11 de setembro de 2012.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mambaí/GO

Telefone: (62) 3484-1251

Contatos: Endereço: RUA COSTA E SILVA Nº 1 QD. 04 - CENTRO - Mambaí/GO

CEP: 73.970-000

E-mail: PREFEITURAMBI@UOL.COM.BR

Telefone: (62) 3484-1251

Localização

[[Location::O Parque Natural Municipal do Pequi está situado no município de Mambaí, no estado de Goiás. O parque está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho.]]

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

i - preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas, e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico; ii - proteger espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativa; iii - assegurar a manutenção das nascentes, mananciais e demais corpos hídricos e o patrimônio espeleológico existentes em sua área de abrangência; iv - contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população por meio do fornecimento, indireto, de serviços e produtos ambientais; v - fortalecer a proteção dos recursos hídricos e das espécies da fauna e da flora, existentes na área de proteção ambiental nascentes do rio vermelho.

Histórico

Com área de aproximadamente 2.300 hectares, a criação do Parque representou um incremento de 51,63% sobre a quantidade de áreas protegidas por Unidades Municipais de Conservação no Estado de Goiás, e assumiu o posto de 2ª maior Unidade de Conservação Municipal.

A sua criação se deu com recursos de compensação ambiental do empreendimento Linhas de Transmissão 500 kV Samambaia-Itumbiara e Samambaia-Emborcação. A partir da sua criação, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, passa a atuar decisivamente na conservação da fauna, flora e dos recursos hídricos, em corresponsabilidade com a Área de Proteção Ambiental – APA das Nascentes do Rio Vermelho, onde está inserido.

O Parque constituirá um espaço público de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A criação do Parque é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelo desmatamento, carvoarias, avanço da agricultura.

Atrações

Em sua extensão, o parque abriga uma diversidade de paisagens naturais com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, uma grande variedade de espécies da fauna, incluindo as endêmicas e sob risco de extinção; uma significativa porção dos efluentes do Rio Vermelho, além de cachoeiras, acidentes geográficos e cavernas.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2012/09/cidade-em-goias-ganha-parque-natural-municipal-do-pequi

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=2800