Parque Natural Municipal do Tabuleiro




Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Minas Gerais
Município: Conceição do Mato Dentro
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 3.150 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal n° 2.063, de 23 de julho de 2013.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Conceição do Mato Dentro - MG
Contatos: Endereço: RUA DANIEL DE CARVALHO, 161 - CENTRO - Conceição do Mato Dentro/MG

CEP: 35.860-000

E-mail: meioambiente@cmd.mg.gov.br

Telefone: (31) 3868-2431

Índice

Localização

O Parque Natural Municipal do Tabuleiro está dentro do território do município de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais.

Como chegar

Distante 19 km de Conceição, o acesso pode ser feito partindo do centro da cidade, seguindo pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho. A partir da saída para o distrito de Tabuleiro MG, basta seguir a sinalização indicativa. Estando no distrito, o visitante deve seguir por mais 2km (em veículo) até a sede do Parque.

Ingressos

O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, sendo que a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. Para o acesso à parte alta da cachoeira, a entrada é permitida até às 11h e para o poço da cachoeira até às 14h. É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$10,00 por pessoa e o limite de visitantes dentro do Parque é de 200 turistas por dia. As atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, o slackline, o base jump, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia e checada a capacidade técnica do praticante. Não é permitida a entrada de animais domésticos.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Objetiva a preservação, a pesquisa científica, as atividades educacionais, a recreação e o turismo ecológico.

Histórico

Atrações

Uma das belezas naturais mais visitadas, a Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas. a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares -, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.

Aspectos naturais

A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado. O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais de água cor de caramelo até encontrar o Rio Preto, próximo à sede do distrito.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=3155

http://cmd.mg.gov.br/atrativos-naturais/cachoeira-do-tabuleiro