Parque Natural Municipal dos Morros

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Natural Municipal dos Morros no Blog do WikiParques


Parque Natural Municipal dos Morros
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio Grande do Sul
Município: Santa Maria
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 150 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal Executivo n°74, de 6 de setembro de 2016.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria - RS
Contatos: Telefones: (55) 3921 7151 // (55) 3921 7150

E-mail: parquedosmorros@santamaria.rs.gov.br

Localização

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como chegar

Ingressos

A Unidade de Conservação pode ser visitada mediante autorização especial forneceida pela Secretaria de Município de Meio Ambiente para casos de pesquisa, visita de escolas, universidades e outros órgãos ou instituições. Para turismo e esportes é necessário contatar o Grupo Bandeirantes da Serra, organização civil sem fins lucrativos responsável pela visitação, conforme Decreto Executivo 012/2016.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: Período para a visitação de sábado a domingo, das 8h as 18h.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O Parque dos Morros está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, onde ao norte do município de Santa Maria temos o relevo característico do Planalto cobertos pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica, e ao sul, o relevo típico da depressão central cobertos pelas formações campestres e florestas de galeria características do Bioma Pampa. Essa região de transição proporciona interpenetração da fauna e flora desses Biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros, bem como seu entorno imediato, estão inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, se configurando como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. Os atributos bióticos e abióticos presentes no Parque dos Morros se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, atividades físicas e recreacionais em contato com a natureza, além do turismo ecológico, todas estas permitindo a conservação dos recursos naturais. Frente às características da área do Parque dos Morros, este apresenta atributos relevantes e compatíveis com seu enquadramento no SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação e SEUC – Sistema Estadual de Unidades de Conservação, onde a categoria que melhor se enquadra é de Parque Natural Municipal.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica. Ao Norte do Município de Santa Maria temos o relevo característico do Planalto, coberto pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica, e ao Sul, o relevo típico da Depressão Central, coberto pelas formações campestres e florestas de galeria, características do Bioma Pampa.

Essa região de transição proporciona interpenetração da fauna e flora desses Biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros e seu entorno imediato estão inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, se configurando como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

Os atributos bióticos e abióticos presentes no Parque dos Morros se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, atividades físicas e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico, todas estas permitindo a conservação dos recursos naturais.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Caça ilegal de aves, mamíferos e abelhas nativas (jataís).

Fontes

http://www.santamaria.rs.gov.br/ambiental/552-parque-natural-municipal-dos-morros