Reserva Biológica de Comboios

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Reserva Biológica de Comboios no Blog do WikiParques


Reserva Biológica de Comboios
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Espirito Santo
Município: Linhares
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 784,63 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 90.222 de 25 de setembro de 1984
Coordenação regional / Vinculação: Coordenação Regional 7 - Porto Seguro
Contatos: Telefone: (27) 3274-1209/ 99984-4334

Email: comboios@tamar.org.br

Localização

A Reserva Biológica de Comboios localiza-se no norte do Estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência, do município de Linhares.

Endereço: Cx. Postal 105, S/N - Linhares/ES - CEP: 29.900-970

Coordenadas: 19°40'16.50"S e 39°52'57.59"O

Como chegar

O acesso à Reserva, partindo-se de Vitória, pode ser feito através de dois caminhos:

1) pela BR-101, seguindo até Bebedouro (distrito de Linhares-ES) por 110 km, e daí por estrada de terra mais 38 km até o povoado de Regência;

2) Saindo de Vitória seguindo-se por cerca de 90 km pela ES-010 e mais 30 km em estrada de terra até a Reserva. O percurso de Vitória à Reserva leva normalmente 3 horas.

O estado de conservação das rodovias citadas é regular. A cidade mais próxima à unidade fica é Linhares a 55 km, que fica a 130 km da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória.

Ingressos

Por ser uma Reserva Biológica não há a permissão de visitantes.

Porém com prévia autorização da Reserva, pesquisas científicas ou com finalidade de educação são permitidas.

Onde ficar

A 7 km da Reserva está o distrito de Regência, que possui hotéis e pousadas:

  • Pousada Vila Sergio - (27) 99802-1650
  • Pousada D'Aldeia - (27) 99946-6974
  • Pousada e Restaurante Mar Azul - (27) 3274-1082
  • Camping da Praia - (27) 99981-3381

Objetivos específicos da unidade

Preservar a fauna, flora e desovas de tartarugas marinhas que utilizam as praias da reserva para a perpetuação da espécie.

Histórico

A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado.

As praias abrigam o único ponto conhecido de concentração de desovas da Tartaruga Gigante - Demorchelys coriacea e o segundo maior ponto de concentração da Tartaruga Cabeçuda - Caretta caretta, no Brasil. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.

O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX.

No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.

Atrações

Projeto Tamar

Esta é uma das bases pioneiras, instalada em 1982. É a base-mãe do Espírito Santo. Distribui-se em dois espaços: a base de conservação, que abriga as ações de monitoramento das praias, na Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes, cujas principais fontes de subsistência são a pesca e as atividades de conservação ambiental, onde funcionam outras estruturas do Tamar, nas áreas de educação ambiental e ação comunitária, como a confecção e o centro ecológico. Comboios protege 37km de praias semi-desertas, onde predomina a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), também ocorre a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), conhecida no Espírito Santo como gigante e careba mole.

No verão, outra atração muito procurada pelos turistas é a desova de tartarugas. A Caretta caretta realiza posturas em intervalos médios de 2 a 3 anos, e podem chegar a desovar entre 4 a 7 vezes, com cerca de 127 ovos por postura.Existem no mundo cerca de 45.000 fêmeas em idade reprodutiva (segundo estimativas apresentadas em relatórios e publicações).

Já a Dermochelys coriacea realiza postura em intervalos de 2 a 3 anos, chegando a desovar de 6 a 9 vezes por temporada. Existem no mundo cerca de 35.800 fêmeas em idade reprodutiva (segundo estimativas apresentadas em relatórios e publicações).

Aspectos naturais

As zonas costeiras, tais como — deltáicos, estuarino-lagunares e campos de dunas. Esses sistemas localizados na interface — entre ambientes marinhos e continentais, estão caracterizados os ambientes naturais de maior energia e de maiores taxas de sedimentação ou erosão da margem continental. As áreas de influência marinha, denominadas restingas, são as que atualmente representam fronteira de expansão do homem, particularmente para o desenvolvimento de atividades turísticas..

Relevo e clima

Clima do Norte do Estado do Espírito Santo, caracteriza-se em quase toda sua extensão por médias térmicas anuais superiores a 20°C. No mês mais quente (fevereiro) a temperatura varia de 22 a 26°C, porém em alguns setores são observadas temperaturas mais baixas, embora a altitude, de um modo geral, muito raramente ultrapasse 900 m, onde a temperatura do mês mais frio (junho) encontra-se entre a média de 17 e 24°C .


Relevo apresenta os ambientes característicos da Zona Costeira constituem-se de depósitos sedimentares de origem marinha junto à costa, que vão dar origem às planícies litorâneas e terraços.

Fauna e flora

Flora: Toda costa litorânea é considerada como Complexo da Restinga. Segundo a Classificação da Vegetação Brasileira, ao longo do litoral, há freqüentemente terrenos instáveis cobertos por uma vegetação, em constante sucessão, de terófitos, criptófitos, hemicriptófitos, caméfitos e nanofanerófitos. As restingas são as formações mais conspícuas do Estado do Espírito Santo.

Fauna: é marcada por um levantamento rápido da Reserva Biológica de Comboios revelou a existência de 44 espécies pertencentes a 26 famílias e 13 ordens. A ordem com maior riqueza de espécies foi a de Passeriformes com 45% do total (20 espécies identificadas). Depoimentos de moradores locais atestam a existência de espécies raras da fauna brasileira, tais como: preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), tamanduá-mirim (Tamanduate tradactyla), ouriço-caixeiro (Sphignus spa). Das oito espécies de tartarugas marinhas existentes, cinco desovam nas praias brasileiras, entre outros. O maior argumento de conservação do território da reserva é o fato de a praia de Comboios ser o local de desova de duas tartarugas ameaçadas de extinção: Dermochelys coriacea e Caretta caretta.

Problemas e ameaças

A Reserva possui problemas com:

  • Constantes incêndios ao longo do ano. Somente no ano de 2014 houve a ocorrência de 6 incêndios;
  • Alta influência de caça sobre animais;
  • e Desmatamento.

Lista de espécies ameaçadas protegidas nesta Unidade de Conservação:

Papagaio - Chauá -> Amazona rhodocorytha

Saúva-preta -> Atta robusta

Preguiça-de-coleira -> Bradypustorquatus

Lagartinho-de-Linhares -> Cnemidophorus nativo

Onça-pintada -> Panthera onça

Fontes

Plano de manejo: Reserva Biológica de Comboios, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1981.http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/rebio_comboios.pdf

http://www.regenciaecotur.com.br/novidades.asp?id=218

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2271-rebio-de-comboios.html

http://www.aracruz.es.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/9/

http://www.hoteisepousadas.tur.br/praia-de-regencia/

http://www.brasil-rounds.gov.br/round6/arquivos_r6/diretrizes/IEMA.pdf