Reserva Ecológica do Sebui



Distância da Reserva a partir das principais cidades

De Guaraqueçaba: 16 Km (por terra) De Guaraqueçaba: 10 milhas náuticas De Paranaguá: 130 Km (por terra) De Paranaguá: 22 milhas náuticas De Curitiba: 160 Km (por terra)

Reserva Ecológica do Sebui
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Parana
Município: Guaraqueçaba
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área:
Diploma legal de criação: A Reserva Ecológica do Sebuí, constituída pela RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural, reconhecida pelo IBAMA, Portaria n ° 99, 24 novembro de 1999), apresenta uma área de 500 hectares, delimitado por um perímetro de 12 km.

Faz parte do programa PCTS – Programa de Certificação em Turismo Sustentável – do Instituto de Hospitalidade

Coordenação regional / Vinculação: CORMORANO
Contatos: Contatos telefônicos:

+ 55 41 8403-8056 (Enzo/Vivo)

+ 55 41 9803-4342 (Enzo/Tim)

+ 55 41 8403-8068 (Ivone/Vivo)

Email: reservasebui@gmail.com

Índice

Localização

LITORAL NORTE DO ESTADO DO PARANÁ - REGIAO SUL DO BRASIL

Como chegar

De Guaraqueçaba: 16 Km (por terra) De Guaraqueçaba: 10 milhas náuticas De Paranaguá: 130 Km (por terra) De Paranaguá: 22 milhas náuticas De Curitiba: 160 Km (por terra)

Ingressos

PACOTES TURISTICOS DE ACORDO COM O DESEJO DE CADA TURISTA.

Onde ficar

POUSADA MAR & MATO conta com um refúgio para pernoite com capacidade para 12/14 pessoas, trata-se de uma casa principal + 5 cabanas-satélite. O alojamento é organizado da seguinte maneira :

- 3 cabanas (cada uma equipada com cama de casal + 1 cama / solteiro com banheiro privativo, podendo hospedar 1 casal ou 2 pessoas individuais ); - 2 cabanas elevadas a 5 mts de altura com cama casal (exclusivamente para casais) ; - 2 Barracas grandes equipadas cada uma com 2 ou 3 colchoes solteiros, as barracas estam sobre deque de madeira com cobertura

Objetivos específicos da unidade

CONTEMPLAÇÃO E DESCONTRAÇÃO / ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Histórico

Roteiros especificamente preparados e voltados ao “desestresse” do dia-a-dia da vida moderna, bem como, ao lazer contemplativo. O encontro com a natureza como oportunidade de redescoberta e de reencontro com os valores mais profundos e vitais do ser humano.

Passeios que promovem até mesmo resultados terapêuticos favorecendo o relaxamento da mente e do corpo através do contato com a diversidade de cores, com a observação do espaço, do ritmo e dos sons diversos da natureza. É o encontro com a selva e a natureza intacta. A natureza vivida como metáfora para explorar o mundo interior e particular, como disse o psicoterapeuta James Hillman: “de repente para entender as doenças da alma temos que entender as doenças da Terra?.

Atrações

trekking médio-pesado, relaxadas caminhadas na floresta

   natação, mergulho e flutuação em rios
   canoagem
   observação de pássaros 
   tiroleza
   trilha noturna
   trilha interpretativa projeto de educação ambiental “aula viva”

Aspectos naturais

Floresta Atlântica brasileira, relação entre homem e a natureza, mantendo uma estrutura logística adequada para o desenvolvimento do ecoturismo

Relevo e clima

RELEVO A EsEC Guaraqueçaba compreende uma grande planície de relevo plano formado por sedimentos inconsolidados de origem continental e marinha. As variações do nível do mar ocorridas durante o período quaternário (iniciado há cerca de 1,8 milhões de anos), em conseqüência de intensas mudanças climáticas. Durante épocas de temperatura muito baixa, grandes geleiras são formadas, produzindo uma diminuição do nível do mar (regressão marinha).

CLIMA Segundo a classificação de Koeppen: O Clima predominante na EsEC Guaraqueçaba é o subtropical úmido mesotérmico, com verão quente e geadas menos freqüentes, com temperatura média de 21-22°C. As temperaturas medias anuais são inferiores a 22°C, no mês mais quente, e inferiores a 18°C no mês mais frio. A precipitação media anual varia em torno de 2500 mm e o número de dias com chuva em Guaraqueçaba é de 287 dias por ano.5

Fauna e flora

FAUNA

Entre os anfíbios existem pelo menos 21 espécies e entre os répteis pelo menos 10 espécies já foram registradas no interior da reserva, entre elas, o jacaré-do-papo-amarelo com ninhos já localizados na porção final do rio Sebuí.

Os trabalhos realizados na reserva permitiram a formulação de uma listagem prévia de 91 espécies de aves, das quais 26 endêmicas do Bioma Floresta Atlântica, 5 incluídas na lista de espécies ameaçadas de extinção em âmbito paranaense, 2 em âmbito nacional e 2 mundialmente ameaçadas. Dentre estas destaca-se o socó-boi-escuro Tigrisoma fasciatum , registrado nas porções mais superiores de um dos tributários do rio Sebuí e colhereiros Platalea ajaja, freqüentemente observados em uma pequena ilha na área estuarina em frente à foz do rio Sebuí.

Segundo informação pessoal do pesquisador Marcos Bornschein, considerando-se a diversidade de biótopos da reserva e sua situação com relação a outras áreas litorâneas já estudadas, a lista de aves poderá vir a contabilizar aproximadamente 250 espécies.

A fauna de mamíferos inclui o gambá Didelphis spp. lontra Lutra longicaudis, mão-pelada Procyon cancrivorus, cachorro-do-mato Cerdocyon thous, quati Nasua nasua, veado Mazama sp, catetoTayassu tajacu, serelepe Sciurus aestuans, tatu Dasypus sp, gato-do-mato Felis tigrina, paca Agouti paca, bugio Alouatta fusca e puma Puma concolor.

FLORA

Algumas espécies características encontradas na reserva são a canela-preta Ocotea catharinensis, cedroCedrela fissilis, guanandi Callophyllum brasiliense, maçaranduba Manilkara subsericea além de diferentes espécies de palmeiras, notadamente o palmito Euterpe edulis.

Na estreita mancha que se intercala entre os manguezais e a floresta de terras baixas aparecem espécies típicas como o araticúm do mangue Anona glabra, o ibisco Ibiscus tiliaceus e a samambaia-açuAcrostichum sp.

Os manguezais, localizadodos no interior da pequena baía do Sebuí são formados pelo mangue-vermelhoRhizophora mangle, mangue-branco Laguncularia racemosa e mangue-preto Avicennia schauerianna.

Problemas e ameaças

Fontes

Site: www.cormorano.com.br Site : www.wikipedia.org

                                             A RESERVA ECOLOGICA DO SEBUI     É UM ROTEIRO DE TIRAR O FÓLEGO

As atividades ecoturísticas encontradas nesta Reserva estão fundamentadas em uma relação ética do homem com a vida. VIVENCIAR A NATUREZA EM SUA PLENITUDE é a sua proposta . As Atividades Ecoturísticas se concentram em uma das regiões mais preciosas e espetaculares do litoral do sul do Brasil: a região de Guaraqueçaba. Trata-se de um fantástico conjunto de montanhas, de enseadas e de ilhas permeadas por ecossistemas terrestres e dulcícolas e marinhos ímpares em uma das áreas com a maior diversidade biológica de todo o planeta.

VALE A PENA CONHECER - SERÁ UMA EXPERIENCIA INESQUECÍVEL.