Reserva Extrativista Recanto das Araras de Terra Ronca

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.


https://www.google.com/maps/search/reserva+extrativista+recanto+das+araras+de+terra+ronca/@-13.6865043,-46.3521891,14598m/data=!3m1!1e3

Reserva Extrativista Recanto das Araras de Terra Ronca
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Goias
Município: São Domingos (GO)
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Cerrado
Área: 12.349,33 hectares
Diploma legal de criação: Dec s/nº de 11 de setembro de 2006
Coordenação regional / Vinculação: CR10 - Goiânia/GO
Contatos: (062)-3484-1127

Localização

Localizada nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, estado de Goiás. A Reserva Extrativista Recanto das Araras de Terra Ronca está localizada à 580 km de Brasília-DF, próxima ao Povoado de São João Evangelista - GO.

Como chegar

O acesso a resex deverá ser feito pela estrada estadual GO-110, uma via que interliga as cidades de São Domingos e Guarani de Goiás.

Ingressos

Fechado para visitação. A Unidade esta estabelecida sobre áreas particulares não desapropriadas.

Onde ficar

Os municípios de Guarani de Goiás e São Domingos contam com diversas pousadas e hotéis.

Objetivos específicos da unidade

Proteger os meios de vida e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista residente na área de sua abrangência, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Histórico

Recanto das Araras de Terra Ronca foi escolhido para batizar a primeira reserva extrativista (RESEX) do Cerrado. Em setembro de 2006, o governo federal criou por decreto a Resex Recanto das Araras de Terra Ronca no nordeste de Goiás, quase divisa com a Bahia. Lá, são assentadas 117 famílias em uma área de 12.349,33 hectares, uma demanda que partiu dos próprios extrativistas que atuam no município de São Domingos e que já vendem seus produtos pela Rede de Comercialização Solidária do Cerrado.

Atrações

A resex abriga uma grande diversidade de fauna e flora, principalmente aves.

Aspectos naturais

A região é coberta por cerrado sensu strictu, com savana arbórea xeromorfa, oligotrófica, com fisionomias variando do arbóreo denso ao gramíneo lenhoso. A área é caracterizada pela presença de árvores de pequeno a médio porte, isoladas, ou agrupadas sobre um tapete graminóide hemicriptófito. Nas adjacências dos cursos d’água são observadas florestas de galeria típicas.

Relevo e clima

O clima da região é do tipo tropical AW, sendo bem definidas uma estação quente e úmida, de outubro a março, com temperaturas elevadas e picos chuvosos nos meses de novembro a janeiro, e outra estação fria e seca, de abril a setembro, com períodos críticos de ausência de chuva entre junho e agosto.

Fauna e flora

Espécies encontradas na Resex: Chrysocyon brachyrus (Lobo-guará) e Tapirus terrestris (Anta).

Problemas e ameaças

A principal questão é a preservação das diversas nascentes que existem na área. A reserva está envolta pelo Parque Estadual de Terra Ronca, cujas principais atrações são imensas cavernas cortadas pelos rios que brotam aos pés da Serra Geral de Goiás, que agora abriga a resex. Há uma preocupação de que as nascentes possam sofrer alguma forma de degradação.

Fontes

FALEIROS, G. O extrativismo do cerrado. Diponível em: <http://www.oeco.org.br/reportagens/1752-oeco_19181/>

OLIVEIRA, A.M.; FARIAS, V.; COELHO, R.C.S.; RODRIGUES, L.G; MIRANDA, P.R.A.. Potencial espeleológico da Reserva Extrativista Recanto das Araras – RESEX em São Domingos - GO. In: RASTEIRO, M.A.; SALLUN FILHO, W. (orgs.) CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPELEOLOGIA, 33, 2015. Eldorado. Anais. Campinas: SBE, 2015. p.413-421. Disponível em: <http://www.cavernas.org.br/anais33cbe/33cbe_412-421.pdf>

ICMBio. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2104-resex-de-recanto-das-araras-de-terra-ronca>

Relatório Parametrizado. Disponível em: <http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=286>