Reserva Particular do Patrimônio Natural Linda Serra dos Topázios

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A RPPN Linda Serra dos Topázios é uma unidade de conservação do Cerrado de muita importância para Cristalina. A ocupação da cidade está se transformando gradualmente as vegetações naturais em agropecuária, assim a criação da RPPN Linda Serra dos Topázios pode contribuir com a preservação da natureza, sendo uma das pioneiras no Planalto Central. Além disso, visitações são permitidas para se conhecer canyons e cachoeiras nos cursos d'água de regiões antigas do Cerrado.


https://www.google.com.br/maps/@-16.7329658,-47.7098739,6213m/data=!3m1!1e3

Reserva Particular do Patrimônio Natural Linda Serra dos Topázios
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Goias
Município: Cristalina
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Cerrado
Área: 469,48 ha
Diploma legal de criação: Portaria 114-N - DOU 204 - 26/10/1994 - seção/pg. 1/16244
Coordenação regional / Vinculação: ICMBio
Contatos: Sr. Jaime: 61 99918-0983

(61) 9926-0445

Localização

BR 050 de Cristalina-GO à Catalão-GO, após o KM 101 estrada de terra a direita. Aproximadamente 10 neste percurso.

Como chegar

Saindo de Cristalina-GO sentido Catalão-GO, após o KM 101 a direita em uma estrada de terra. Neste caminho, existem placas que orientam a direção e por volta de 10Km se encontra a RPPN.

Ingressos

As visitas devem ser agendadas pelo contato do proprietário. Normalmente custam por volta de R$ 20,00.

Onde ficar

Na sede da RPPN há chalés que podem ser alugados para estadias. O contato por telefone deve ser prévio e o valor combinado.

Objetivos específicos da unidade

Conservação da natureza com visitação. A reserva possui grande importância na preservação da biodiversidade, por ter diversas fitofisionomias de Cerrado em seus limites e por uma grande quantidade da fauna do bioma que se encontra isolada neste fragmento que é cercado pela agricultura na cidade.

Histórico

A ocupação da área se dá por diversas fitofisionomias de vegetação nativa de Cerrado que foram transformadas em espaço de proteção ambiental por solicitação de seu proprietário.

Atrações

Existem trilhas na reserva, sendo a principal apenas pelo curso d'água, explorando os canyons, os poços e chegando na Garganta ao final.

Aspectos naturais

Região de importância biológica pela preservação de um fragmento natural de Cerrado em uma região cercada pela agricultura. Também por preservar nascentes e garantir a infiltração de água para recarga de aquíferos e o lençol freático. Além disso, a fauna da região se isolou na reserva por causa da perda de habitat pela agricultura ao redor da mesma.

Relevo e clima

O clima da região é de Cerrado, com média de precipitação anual de 1500 mm, e temperatura média anual variando de 21 a 22ºC. O relevo na região das vertentes da reserva se encontram ondulados com quedas bruscas, como escarpas, no leito dos rios, formando os canyons. Estes últimos podem chegar a mais de 20 metros do leito do rio até o começo da superfície superior.

Fauna e flora

A região é de suma importância para ambos pois está cercado pela agricultura, e logo para perda de habitat das espécies do Cerrado. São vistos tamanduás e emas na região.

Também é de grande importância para a flora, onde a região preservada permite que a dinâmica dos ecossistemas podem continuar com a permanência da vegetação. Se encontram diversas fitofisionomias de Cerrado na região, principalmente savânicas e de campo, entre elas: Campo Úmido, Campo Sujo, Campo Limpo, Cerrado Sentido Restrito, Veredas, e vegetações de campos em regiões ciliares. Vegetações florestais são vistas em menores proporções.

Problemas e ameaças

O maior problema é para a fauna da reserva que pode sair da mesma e ir para territórios hostis de agricultura, onde podem chamar atenção ou que podem ir para proximidades da pista. Os limites da RPPN garantem preservar um Oasis d'água no meio do Planalto Central, além de poder permitir a dinâmica dos ecossistêmas naturais, mesmo que já fortemente impactados pelas ações antrópicas.

Fontes

Saídas de campo.

http://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/detalhe/458/

http://www.portaldascachoeiras.com/roteiro/33/Cerrado-Nativo-E-Cachoeiras-Na-RPPN-Linda-Serra-Dos-Topazios

http://cerratense.com.br/patrimoniotopazio.html

https://www.xapuri.info/ecoturismo/linda-serra-dos-topazios/

Cachoeiras incríveis, com canyons sob cursos d'água em algumas partes com dezenas de metros. A ocupação da área de Cristalina está sendo dominada pela agricultura onde a área preservada pode garantir um fragmento do Oasis, mas não também afetado pelas atuações humanas.