Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em uma área de 975 hectares de Mata Atlântica, em Porto Seguro, na Bahia, está localizada a Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil. Localizada na Costa do Descobrimento, a RPPN Rio do Brasil vem atuando para preservar e recuperar a mata nativa e os mananciais e ainda estimular a educação ambiental e a inclusão social na região.

O nome da RPPN, fundada por decreto em 2008, vem do antigo Rio do Brasil, hoje Rio da Barra, considerado o primeiro rio catalogado pelos portugueses no país. Na época, ele era cercado por árvores de Pau Brasil. Hoje, percorre toda a RPPN até desaguar no mar. A preservação tem ajudado a evitar que rios como ele sequem durante os períodos de estiagem.

Das 465 espécies de fauna presentes na Reserva, 86 delas são exclusivas da Mata Atlântica e 17 estão ameaçadas de extinção. Na RPNN Rio do Brasil é possível encontrar macacos prego, saguis de cara branca, harpias, antas e preguiças. Na flora, gameleiras centenárias dividem a cena com jacarandás, jatobás e palmeiras juçara. A reserva também é uma das únicas remanescentes da Mata Atlântica que ainda preservam a mata paludosa, uma mata com alta densidade vegetal e com grande número de palmeiras, samambaias, lianas e guanadis.



Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Bahia
Município: Porto Seguro
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 975 hectares
Diploma legal de criação: http://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/detalhe/83/

http://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/detalhe/103/

Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Cleiuodson Lage

rppnriodobrasil@hotmail.com

Localização

BA – 001 Km 34, Porto Seguro - Bahia

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Há diversas opções de hospedagens no distrito de Trancoso. Entre elas está a Pousada Tutabel, que é proprietária da RPPN Rio do Brasil.

Pousada Tutabel Estrada da Praia , 3000 – Itapororoca – Centro Histórico – Trancoso - BA Tel: (73) 3668-1620 E-mail: reservas@tutabel.com.br Site: www.pousadatutabel.com.br

Objetivos específicos da unidade

- Conservação - Apoio a pesquisa - Educação ambiental - Fortalecimento das comunidades locais

Histórico

Atrações

- 8 trilhas - Observação de aves e vida selvagem - Caiaque

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

FAUNA - 465 táxons de fauna - 105 espécies de invertebrados - 360 espécies de vertebrados - 86 espécies endêmicas da Mata Atlântica - 17 espécies ameaçadas de extinção

FLORA - 17 unidades de mapeamento: floresta de tabuleiro, floresta de vertente, mussunungas, floresta paludosa, áreas de recuperação - 540 espécies vegetais catalogadas (Jesus, 2005)

Problemas e ameaças

Fontes