Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari



Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Chapada Gaúcha e Urucuia
Categoria: Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Bioma: Cerrado
Área: 60.975 hectares
Diploma legal de criação: Decreto sem número de 21 de outubro de 2003.
Coordenação regional / Vinculação: IEF/Minas Gerais
Contatos: Endereço da Sede Administrativa

Travessa São Vicente, 86, Centro – Januária/MG - CEP: 39.480-000 Telefone: (38) 3634-2037 / (38) 8815-2798 Email: ' ); document.write( addy24841 ); document.write( '<\/a>' ); //--> ">cí cero.barros@meioambiente.mg.gov.br (Cícero de Sá Barros – gerência)

Índice

Localização

Chapada Gaúcha e Urucuia

Como chegar

Visitantes que saírem da região central e do Sul do estado, tendo como ponto de partida ou passagem Belo Horizonte, devem seguir pela BR 040, passar 25 km da entrada de Cordisburgo-MG e seguir pela BR 135 em direção a Montes Claros - MG. De Montes Claros há dois caminhos possíveis: - seguir pela BR 135 por cerca de 160 km até Januária – MG, de Januária, seguir para a Serra das Araras por cerca de 130 km em estrada de terra (MG 479) até o trevo com a MG 602, seguir em direção a cidade de São Francisco por 2 km até a portaria da UC.

- seguir pela BR 135 por cerca de 160 km até a cidade de São Francisco – MG. De São Francisco atravessa-se o rio em balsa, seguindo para Serra das Araras por cerca de 20 km por asfalto e 75 km de estrada de terra (MG 602), chegando a portaria da UC.

Distância de Belo Horizonte: 682 km

Ingressos

Não possui bilheteria

Onde ficar

Chapada Gaúcha e Urucuia

Objetivos específicos da unidade

O objetivo da unidade é proteger e conservar o bioma cerrado na Bacia do Rio São Francisco e trazer benefícios as populações tradicionais que habitam o entorno da referida UC, através do uso de áreas de uso sustentável no seu interior e ainda, a proteção da biodiversidade, dos aqüíferos, a pesquisa do pequi, da fava d’anta e de outros frutos do cerrado, que são disponibilizados para extração pelas populações tradicionais do entorno, e a promoção da educação ambiental e ecoturismo.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes